Com a taxa de desemprego nas alturas, qualquer notícia sobre novas oportunidades de emprego é motivo de  celebração. Em meio à retomada das atividades presenciais, o turismo do Ceará tem grandes expectativas para a temporada de julho, logo, a busca por mão de obra já começou. Segundo o Sine/IDT (Sistema Nacional de Emprego e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho), o estado abrirá mais de 1,2 mil vagas temporárias para o período, sendo boa parte direcionada aos setores hoteleiro e de eventos. As informações são do Diário do Nordeste.

Para Vladyson Viana, presidente do IDT (Instituto de Desenvolvimento do Trabalho), a previsão para o meio do ano de 2022 se aproxima do patamar registrado pelo mercado no momento pré-pandemia. Segundo dados do instituto, foram mais de 1,2 mil pessoas inseridas em cargos temporários durante o mesmo período de 2019.

“O Ceará já é um destino consolidado no setor de turismo e eventos tradicionais para o período, como a Expocrato, Fortal e as festas juninas, para além das férias, são geradores de oportunidades temporárias, bem como fonte de renda para muitos pequenos empreendedores”, comenta Viana.

Embora os cargos sejam temporários, são uma boa oportunidade para garantir uma efetivação, afirma Rubens da Cunha Rodrigues, coordenador da Intermediação de Profissionais do IDT. “Cerca de 20% a 25% dos colaboradores temporários conseguem ser efetivados. Logo, é preciso ter disponibilidade para aprender, proatividade, saber trabalhar em equipe e gostar de lidar com pessoas, porque grande parte dos contratantes no período de alta estação oferece atendimento ao público”.

Áreas em destaque

Entre as 1,2 mil vagas, o setor de serviços ganha destaque, acumulando o maior número de oportunidades em diversas áreas. Dessas, o segmento hoteleiro engloba grande parte das ocupações, em especial em cargos de A&B (Alimentos & Bebidas) como garçom, cumim, cozinheiro, auxiliar de cozinha, e outros como camareira de hotel e recepcionista. Fora esses, o mercado de eventos também aparece com alta procura por agentes de segurança.

Para se inscrever, os interessados devem acompanhar as divulgações de vagas no site e nas redes sociais do IDT. Embora as unidades de atendimento de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobram concentrem a maioria das oportunidades, também é esperado a abertura de vagas em outras regiões do estado.

Vale lembrar que o Hotelier News divulga, todas as sextas-feiras, um compilado de vagas abertas no setor hoteleiro.

(*) Crédito da capa: Rodrigo_SalomonHC/Pixabay