Com a proximidade da alta temporada e o aquecimento do setor, o turismo e a hotelaria registraram crescimento expressivo no número de vagas de emprego abertas no segundo semestre de 2021. Segundo dados da Catho, o segmento teve aumento de 71% de oportunidades disponíveis no período.

De acordo com o último balanço divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego no Brasil chega a 13,2%, afetando 13,7 milhões de pessoas. O marketplace que conecta empresas e candidatos aponta que, além do turismo, outros setores vêm crescendo em vagas abertas frente ao segundo semestre de 2020.

O ramo de cosméticos, por exemplo, fechou a segunda metade de 2021 com aumento de 253% na mesma base de comparação. O segundo lugar do ranking fica para as oportunidades do setor de materiais de construção (167%). Completando o pódio, vagas para atuar na área de turismo e viagem registraram um crescimento de 150%.

Confira os demais setores que registraram um aumento de 50% ou mais no último semestre:

  • Telemarketing/ Call Center: + 148%;
  • Financeiro: + 116%;
  • Açúcar e Álcool: + 87%;
  • Construção Civil: + 80%;
  • Turismo/ Hotelaria: + 71%;
  • Estética/ Academias: + 70% ;
  • Borracha: + 68%;
  • Sindicatos / Associações / ONGs: + 66%;
  • Academia de Esportes / Artes Marciais: + 57%;
  • Café: + 52%

Esvaziamento de mão de obra

Apesar do aumento de oportunidades, muitas delas divulgadas pelo Hotelier News, a hotelaria vem sinalizando há alguns meses um esvaziamento de mão de obra qualificada. Márcio Moraes, consultor de carreira da QI Profissional, explica que muitos profissionais da base operacional buscaram outros segmentos de atuação após o impacto da crise no mercado.

“Muitos gestores têm reclamado da ausência de profissionais qualificados na estrutura operacional. Com o fechamento dos hotéis, quem estava no início de carreira optou por migrar para outros segmentos e não retornaram. Muitas vagas permanecem em aberto por um grande período de tempo, o que reforça também os problemas salariais da hotelaria”, explica Moraes.

O executivo afirma que sim, existe um aquecimento nas oportunidades de trabalho, mas que está longe de chegar a normalidade pré-pandemia. Ele salienta que profissionais de cargos gerenciais chegaram a ter redução salarial na casa dos 40% do praticado antes da crise.

“Muitos executivos em posições de liderança foram desligados por conta da remuneração, visto que os hotéis precisavam reduzir os custos com a folha de pagamento. Agora, muitos desses profissionais estão voltando com perspectivas abaixo do esperado”, pontua Moraes.

(*) Crédito da foto: Pixabay