Enquanto o mercado hoteleiro da capital fluminense segue em retomada letárgica, com um dos maiores índices de empreendimentos fechados no país, outros destinos do estado comemoram bons resultados. Em Búzios, na Região dos Lagos, o Casas Brancas Boutique Hotel & Spa investiu no time comercial e o resultado foi o melhor outubro da história do empreendimento.

Fechado no dia 20 de março e reaberto em 1º de agosto, após a liberação do funcionamento dos hotéis no município, existia a preocupação com a demanda, visto que o mês de retorno sempre foi considerado de baixas ocupações. “Alguns hotéis optaram por permanecer fechados usufruindo dos auxílios do governo para deixar o pessoal em casa”, explica Marcos Macedo, sócio da propriedade.

Com 32 UHs em sua oferta, o Casas Brancas Boutique Hotel voltou a operar com 70% de sua capacidade. Ao longo dos meses, medidas de flexibilização foram decretadas e hoje a ocupação máxima é de 90%. Segundo Macedo, devido às demandas reprimidas do turismo doméstico, o meio de hospedagem vem alcançando lotação aos finais de semana. “Dia 1º de agosto foi um sábado e já reabrimos com capacidade máxima. De lá pra cá, todos os finais de semana estamos lotados”.

Hóspedes oriundos de destinos num raio de até 500 quilômetros têm feito os números positivos do hotel, que antes da pandemia recebia grande demanda de turistas estrangeiros. “Em minha visão pessoal, pelos próximos oito meses, as curvas de alta e baixa serão achatadas. Percebemos também mudança no perfil do público. Antes, recebíamos hóspedes entre 45 e 70 anos, agora atendemos jovens casais que não podem ir para fora”.

Em outubro, o incremento de faturamento frente ao mesmo período em 2019 foi de 10%, e o mês ainda não acabou. Com 60% de vendas diretas, em agosto as OTAS foram responsáveis por 30% das reservas, sem redução de tarifas na reabertura. “Já superamos a produtividade para outubro dos últimos cinco anos. Nosso diferencial não é o preço, pois trabalhamos com público de alto poder aquisitivo, mas sim diferenciais e valores”, salienta Macedo.

Casas Brancas Boutique Hotel - retomada - marcos macedo

Macedo manteve 100% da equipe durante a paralisação

Casas Brancas Boutique Hotel: upgrade no comercial

Dos 105 funcionários, nenhum foi demitido. A equipe foi mantida com o uso da MP 936 de redução salarial e de jornada. “Usufruimos de toda a ajuda do governo, mas também tiramos dinheiro do bolso. Foi uma decisão nossa não demitir, em contrapartida, deixamos de realizar reformas programadas para redirecionar os recursos”.

Além de não dispensar nenhum profissional, o Casas Brancas ainda reforçou o time comercial. Seis novos funcionários foram contratados para montar uma estrutura mais robusta de atendimento. “Por acreditarmos na demanda reprimida e que nosso produto é único, investimos no comercial, compreendendo que houve uma mudança no comportamento do consumidor e que o cliente precisava de mais atenção. No passado, havia um enorme volume de emails e consultas, ao ponto de optarmos por retirar esses contatos do site e automatizar processos. Agora, estamos no caminho contrário, com uma equipe maior, fortalecendo atendimento no Instagram, telefone, Facebook e WhatsApp para uma venda direta mais efetiva”.

Vale ressaltar que os proprietários também são os responsáveis pelo ibooking, plataforma de reservas inteligentes que atua com gestão de canais e marketing digital. “Criamos nosso próprio sistema de gestão e hoje atendemos mais de 600 hotéis pelo Brasil com integração para OTAs. Enquanto estivemos parados, continuamos a trabalhar essa base”.

O empreendimento mudou a estratégia, até então voltada para eventos e destinos, para manter uma linha de proximidade com o público. O chef Gonzalo Vidal, por exemplo, realizou a publicação de receitas, enquanto o comercial focou na divulgação de informativos.

Apesar da mudança de planos, o hotel fez melhorias na piscina na ordem de R$ 300 mil, utilizando mão de obra própria da equipe de manutenção. “Para fazer reformas em áreas sociais com o hotel aberto é difícil. A piscina foi refeita com nossa equipe que é multidisciplinar”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Casas Brancas Boutique Hotel