Apesar do cancelamento dos blocos de rua e desfiles das escolas de samba, o Carnaval 2022 promete alavancar a retomada do turismo. Para o setor hoteleiro, o feriado deve resultar em altas ocupações tanto em capitais quanto no interior e litoral.

A ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) divulgou hoje (25) a pesquisa sobre a ocupação hoteleira pelo país durante o Carnaval. Manoel Linhares, presidente da entidade, ressaltou que o resultado pode ser considerado satisfatório, diante do difícil momento que o país enfrenta em consequência da pandemia, mas está muito abaixo de anos anteriores. “Em alguns destinos mais tradicionais como as capitais carioca, baiana e pernambucana e outras cidades nordestinas, os hotéis costumam chegar próximo de 100% de ocupação nessa época”, afirmou.

Linhares diz que é preciso destacar também que as taxas de ocupação refletem apenas um pequeno período do ano. “O Carnaval é importante para melhorar os números do setor, mas é fundamental que a hotelaria tenha uma média de ocupação equilibrada durante todos os meses para que possamos ter um faturamento mais distribuído, sem depender exclusivamente da alta procura nos feriados e finais de semana”, destacou.

No levantamento feito pela ABIH Nacional, em primeiro lugar aparecem Alagoas e Sergipe, com 80% de seus quartos reservados para o período. Em seguida, ainda na Região Nordeste, vem Rio Grande do Norte (70%), Pernambuco (67%), Ceará (65%), Bahia (52%), Paraíba (47%), Piauí (45%) e Maranhão (40%).

Mesmo sem seus tradicionais blocos de rua e com a Marquês de Sapucaí vazia, o Rio de Janeiro já está com 78,01% de seus quartos de hotéis reservados para a data. De acordo com a ABIH-RJ (Associação Brasileira de Hotéis do Rio de Janeiro) espera que o indicador chegue a 85% no último fim de semana de fevereiro.

Na Região Sudeste, o Rio de Janeiro e Espírito Santo chegam a 72%, com São Paulo e Minas Gerais ficando em 50%, mesmo número de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, enquanto o Paraná lidera entre os estados da Região Sul, alcançando 65%. Já no Centro-Oeste, Goiás tem maior procura com 50%, seguido de Brasília (47%), Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (40%). Na Região Norte, a hotelaria de Tocantins estima em 45% a ocupação durante o Carnaval.

Entre as regiões mais procuradas estão Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e São Conrado, com ocupação próxima dos 90%. No interior do estado, a média é de 78% dos quartos reservados, com destaque para Arraial do Cabo, com números superiores a 95% e Paraty, com 90%.

Em São Paulo, a Baixada Santista prevê 84% de ocupação durante o Carnaval segundo a SINHORES (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista). O índice é semelhante ao esperado pela cidade de Ubatuba, também no litoral paulista, de acordo com associações locais. Em Florianópolis, a expectativa também é de 80% de quartos reservados no feriado.

Nordeste

Região com alta procura esta época do ano, o Nordeste estimula lotação máxima em alguns destinos. Na Bahia, a ocupação deve chegar a 100% em locais como Mata de São João, Morro de São Paulo e Chapada Diamantina, afirma a ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia). Já para a capital Salvador, a previsão é de que as reservas atinjam em torno de 80%.

No Ceará, a projeção da Secretaria Municipal do Turismo é de que a ocupação em Fortaleza chegue a 75% neste ano, número que subiu 30 pontos percentuais em relação ao registrado no Carnaval de 2021.

(*) Crédito da capa: masteroblima/Pixabay