Até o final do ano passado, as expectativas eram de que 2022 seria o ano da recuperação total na hotelaria. Porém, o surgimento da variante Ômicron, que provocou aumento de casos de Covid-19 e cancelamento de voos, mostrou que a retomada talvez precise esperar um pouco mais. Em Campinas (SP), o ano se iniciou com 34 eventos corporativos cancelados e 78 adiados para o segundo semestre, tendo impacto direto não só no setor hoteleiro, mas também nos prestadores de serviços. Os dados foram apresentados hoje (9) pela diretoria do CRC&VB (Campinas e Região Convention & Visitors Bureau) a Dário Saadi, prefeito da cidade paulista.

Na ocasião, a entidade solicitou ao gestor o retorno de eventos com 70% do público, visto que a capacidade foi reduzida para 50% em eventos a partir de 14 de janeiro. Segundo Vanderlei Costa, presidente da CRC&VB, o segmento vem sentindo fortemente os impactos das medidas restritivas impostas pela pandemia há mais de dois anos.

“No final de 2021, houve uma retomada animadora, com boas perspectivas, mas no início deste ano, com redução de público, voltamos a conviver com as incertezas trazidas pelos cancelamentos e adiamentos”, pontua.

CRC&VB aposta nos protocolos de segurança

Costa acrescenta ainda, que a volta de eventos com até 70% do público é possível com o cumprimento das medidas de segurança, como ocorre em eventos corporativos ou até mesmo em shows com o público sentado.

“A retomada dos eventos mexe com toda a economia local, com mais de 40 segmento envolvidos”, afirma, acrescentando que as reivindicações da entidade foram bem recebidas pelo prefeito, que deve analisar a solicitação em conjunto com secretários e a equipe de controle da Covid-19.

(*) Crédito da foto: Divulgação/CRC&VB