Uma das atrações mais memoráveis na região metropolitana de São Paulo, e que deve, sem dúvida, ser indicado pelos concierges dos hotéis paulistanos, o Caminhos do Mar anunciou ontem (10), no restaurante Bacalhau, Vinho e Cia., o início das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.

O atrativo faz parte da chamada “rota da independência”, uma vez que a Calçada Lorena, caminho percorrido por Dom Pedro I, em 1822, na subida do litoral ao Ipiranga, está localizada na região.

Outros oito monumentos históricos que contam a história do país, erguidos em 1922, época do centenário, fazem parte da paisagem da Estrada Velha de Santos. O Caminhos do Mar, inserido no Parque Estadual da Serra do Mar, operado pela Parquetur por concessão, contará os acontecimentos do grito de independência por meio de atividades lúdicas, recreativas e educacionais durante os fins de semana até o dia 25 de setembro.

A imprensa especializada foi convidada pelos executivos responsáveis pela operação do atrativo para o anúncio das atividades comemorativas, que englobam plantação de mudas de árvores, contação de histórias, atrações musicais, caminhada simbólica, encenação teatral, caça ao tesouro e oficinas de restauro.

A programação traz o contexto histórico da data, alinhadas ao incentivo à educação ambiental, bem como a integração de visitantes do parque com a natureza. A agenda acontece sempre aos sábados e domingos, exceto na semana do dia 7 de setembro, quando serão diárias entre os dias 03 e 11 de setembro.

As ações estarão presentes ao longo do Roteiro Histórico (8 km), trilha asfaltada da Estrada Velha de Santos e também do Roteiro Ecoturístico (3,5 km), trilha pavimentada em pedras da Calçada do Lorena. Os mais aventureiros podem ainda agendar antecipadamente a visita para realizar o Roteiro Aventura (4.5 km) pela trilha da Cachoeira da Torre.

Caminhos do Mar - evento

Executivos apresentaram a programação ao trade

Programação

Plantio de Mudas

Com apoio de espátulas, regador e mudas, as crianças terão a oportunidade de plantar mudas nativas de espécies da Mata Atlântica, presentes no Caminhos do Mar, em um local preparado para isso e futuramente acompanhar a evolução de sua plantação.

Caça ao Tesouro

Atividade lúdica, educacional-histórica-ambiental que envolverá adultos e crianças na Calçada do Lorena. D. Pedro I precisa subir a serra para dar o grito de independência do Brasil. Distraído com a beleza da Baixada Santista, ele perde o mapa no meio do caminho.

Espetáculos Musicais

Apresentações musicais e artísticas voltadas para o público familiar e infantil.

Oficinas Infantis

Serão realizadas oficinas de gravetos, estimulando a criatividade das crianças criando bonecos com os materiais que são encontrados no próprio parque, pintura de imagens com elementos da natureza, fauna, flora e as lindas vistas da Mata Atlântica e oficinas de reciclagem, produzindo peças artísticas e utensílios a partir de materiais reutilizados.

Contação de Histórias

Artistas reproduzirão histórias clássicas, autorais e recontarão a história do país de forma lúdica.

Caminhada Simbólica com D. Pedro I

Encenação do 7 de setembro com a Caminhada Simbólica, refazendo o percurso com D. Pedro I (presença de um ator caracterizado), percorrendo a Calçada do Lorena junto aos visitantes.

Encenação Teatral

Apresentação do espetáculo “1822 – As trilhas do Império do Brasil”

A peça conta como se deu a Proclamação da Independência do Brasil de Portugal em 1822, a partir dos personagens centrais: Imperador Dom Pedro I, Imperatriz Leopoldina e do santista José Bonifácio, além de outras figuras históricas que contribuíram para este evento.

Encenação Teatral

Apresentação do espetáculo “Crepúsculo Cubatense”

O espetáculo, a partir da linguagem de teatro de rua, de forma itinerante e com intervenções cênicas e musicais, rápidas e dinâmicas, provoca uma reflexão sobre a Independência do Brasil, seu legado e sua múltipla importância cultural. O cortejo será guiado por artistas em uma caminhada de observação, apreciação da natureza e dos monumentos do parque, trazendo à tona a memória sobre a História do Brasil.

Oficinas de Restauro

As oficinas oferecem informações sobre o restauro, a contextualização histórico-cultural, envolvendo a atuação de Gerardo Sarasá nos anos 80 e a prática de zeladoria no Caminhos do Mar, ensinando os métodos e técnicas utilizadas.

Pega Pega Ecológico

As crianças serão divididas em dois grupos: um representará os animais e os outros os abrigos. Ao longo do jogo, catástrofes ambientais e predação serão os problemas que os participantes terão que enfrentar para ser o vencedor.

Para mais informações, acesse o link.

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News