Mesmo sendo um dos setores mais afetados pela pandemia, o turismo gerou mais de 21,5 mil empregos em 2020, segundo dados do Caged (Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia. O número representa cerca de 15% dos 142,6 mil postos de trabalho abertos no ano passado. Entre os destaques estão os segmentos de Hospedagem e Alimentação, que juntos garantiram mais de 24,1 mil novas vagas no mercado.

“Estamos vindo de um ano atípico, mas nem por isso nos abatemos e continuamos trabalhando para não deixar nossas atividades pararem completamente. Esse dado só confirma que temos potencial para gerar mais emprego e ainda liderar uma retomada da economia em nosso país, gerando emprego e renda para os brasileiros”, disse Gilson Machado Neto, ministro do Turismo.

Entre os estados, Santa Catarina (3,35 mil) foi o que mais gerou empregos nos segmentos que compõem o setor, seguido da Bahia (3,33 mil), São Paulo (2,6 mil) e Minas Gerais (1,5 mil). Na maioria das Unidades da Federação, o destaque nas contratações foi para as atividades de hospedagem e alimentação. De acordo com o Ministério da Economia, o Benefício Emergencial de Preservação da Renda e do Emprego foi importante para o enfrentamento da crise econômica. Estimativas da pasta apontam que quase 10 milhões de empregos foram preservados por meio do programa.

O Ministério do Turismo adotou uma série de ações durante o ano de 2020 em prol da manutenção de empregos e empresas do setor. Entre elas a liberação de R$ 5 bilhões em linhas de crédito para os estabelecimentos que foram afetados pela pandemia, a formulação de medida provisória que regulamentava o cancelamento e remarcações de pacotes turísticos e eventos culturais, além da distribuição de R$ 3 bilhões a estados, municípios e Distrito Federal para ações emergenciais na área de Cultura durante o estado de calamidade em função do novo coronavírus.

Caged: mercado em aquecimento

Ainda que a segunda onda seja realidade, o turismo vem abrindo novas oportunidades de emprego. A CVC Corp, por exemplo, está com 60 vagas disponíveis para diferentes perfis profissionais, enquanto a hotelaria também segue se consolidando como um dos setores que mais emprega no país com cargos em diversas regiões.

Apesar dos números otimistas, vale lembrar que 14 milhões de pessoas seguem sem trabalho, segundo dados divulgados em janeiro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

(*) Crédito da foto: Arquivo/MTur