Com os bons resultados da 10ª edição, realizada em outubro de 2021, o BTM (Brazil Travel Market) mira novos horizontes. Em março, o evento pega a estrada rumo à Europa para seu primeiro roadshow no continente. O evento, que conta com o apoio do governo do Ceará, desembarca em Portugal no dia 14 do mês.

O objetivo da viagem é apresentar ao trade europeu o destino nordestino, além de novidades para a 11ª edição da feira, prevista para acontecer entre os dias 20 e 21 de outubro, em Fortaleza.

“A Europa é um dos continentes com grande fluxo turístico emissivo para o mercado brasileiro. A proximidade com o Nordeste, e o fato de ser um destino estratégico prioritário para o Brasil, contribuem para a escolha. A estratégia do Roadshow BTM é criar sinergia com as empresas e operadoras da Europa, além de estreitar laços visando a dinamização da oferta e crescimento do fluxo turístico. Os expositores negociarão diretamente com os agentes de viagens, operadores e DMCs participantes”, explica Cláudio Junior, diretor da BBC Eventos.

Na estreia do roadshow europeu, o BTM passará pelas cidades de Lisboa e Porto. O executivo afirma que a escolha por Portugal se deu pelas similaridades entre os países, mas que o evento pretende expandir em breve para outras nações europeias como Espanha, França e Itália.

“No BTM sempre houve participação de países europeus, inclusive com espaços exclusivos de empresas e destinos do continente. Na 10ª edição, contamos com a presença expressiva de Itália e Suíça, esta última com comitiva liderada pelo cônsul no Brasil e diretor de turismo, Fabien Clerc”, salienta o diretor.

BTM - claudio junior

Proximidade com o Nordeste é fator estretágico, diz o diretor

As edições anteriores do roadshow foram focadas em Brasil e EUA, especificamente em Orlando. Segundo Junior, os planos são chegar a mais mercados na América do Norte e Sul, em países como Argentina, Uruguai, Paraguai e Colômbia.

“O Ceará é um destino consolidado no cenário nacional e internacional, com diversificação e grande potencial para crescimento e atração de investimentos. São 12 regiões turísticas com segmentações estruturadas. Nossa pretensão é levar o Destino Ceará à Europa, um mercado estratégico prioritário para vários segmentos, incluindo as rotas integradas com os estados vizinhos, como Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão. Com certeza, gerará grandes negócios para expositores e participantes”, acrescenta.

No Brasil, o roadshow passará pelas capitais Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP).

Programação do Roadshow BTM 2022

Abaixo, você confere as datas dos eventos tanto no Brasil quanto na Europa.

14 de Março – Porto (Portugal)
15 de Março – Lisboa (Portugal)
Abril – Belém (Pará)
Abril – Recife (Pernambuco)
Abril – Salvador (Bahia)
Maio – São Paulo (São Paulo)
Maio – Belo Horizonte (Minas Gerais)

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Crédito da foto: Arquivo pessoal