*De Fortaleza, Ceará

Maranhão aposta em divulgação segmentada em nichos

Destino busca atingir agências, imprensa e público final

Se propaganda é a alma do negócio, o Maranhão vem atuando em diferentes frentes para se projetar no setor turístico. Destino presente no BTM deste ano, o estado nordestino vem investindo no marketing direcionado, lançando materiais com foco em públicos específicos.

De acordo com Cristiane Müller, superintendente de Promoção e Marketing da Setur-MA (Secretaria de Turismo do Maranhão), durante a Festuris, feira de turismo que acontece em Gramado (RS) no próximo mês, a pasta lançará o novo material, bem como ações específicas para o digital.

“O investimento no digital foi fortalecido pela pandemia e vamos manter essa estratégia. Também vamos lançar materiais direcionados para alguns segmentos, pois até então nossa divulgação evidenciava apenas o destino, mas não os nichos de oferta. Vamos promover roadshows, capacitações e ações buscando atingir os públicos intermediários, como agências, imprensa e consumidor final, cada um com uma estratégia diferenciada”, explica.

Maranhão - cristiane muller

A superintendente salienta que o poder público vem atuando lado a lado com a iniciativa privada, como receptivos e hotelaria. Para a retomada no estado, assim como na Paraíba, a malha aérea ainda é uma pedra no sapato do setor. “Estamos em contato direto com as companhias e reduzimos a alíquota do ICMS para o destino ser mais competitivo”.

Em outubro, a expectativa é que a ocupação hoteleira encerre o período em 80%, índice alto para um mês de baixa temporada. Para impulsionar as demandas no verão, o Maranhão vem trabalhando alguns destinos âncoras, como São Luís, Lençóis Maranhenses, Chapada das Mesas e Delta das Américas.

“Esperamos uma retomada próspera, pois estamos com um fluxo interno grande e o Maranhão ainda é um destino pouco explorado. Para quem busca novidades, estamos ganhando espaço. Também lançamos uma campanha específica para o público praticante de kitesurf”, revela Cristiane.

Rio de Janeiro e São Paulo seguem como os maiores emissores de turistas do Maranhão, enquanto o visitante internacional segue longe das praias nordestinas devido às restrições de viagens.


Hardman Praia Hotel passa a integrar o portfólio da Motor Road

Empreendimento ganhará um quarto tematizado

O Nordeste ganhará em breve seu primeiro quarto tematizado da Motor Road Experiences. O pioneiro na região será o Hardman Praia Hotel, em João Pessoa, que já está com o kit decorativo para fazer a transformação da UH.

No BTM, Manuelina Hardman, proprietária do empreendimento, afirma que o momento é de inovação e busca por novos segmentos de mercado. “Já atendíamos alguns motociclistas antes. É um nicho de mercado interessante e temos que nos reinventar para atrair públicos diferentes”.

Manuelina Hardman - hardman hotel

Fechado por cinco meses em 2020, o hotel reabriu as portas em setembro, após uma série de melhorias e renovações em áreas operacionais e administrativas. “No início, as ocupações estavam baixas e janeiro não foi o que esperávamos. Tivemos meses difíceis, mas em julho recuperamos com uma boa ocupação, ainda que em níveis inferiores a 2019”, acrescenta Manuelina.

Em outubro, a previsão é de encerrar o mês com 78% de quartos ocupados, ainda que operando sob uma série de protocolos. Outro segmento que já vem dando as caras é o de eventos. Nos últimos dois meses, o Hardman recebeu oito ações corporativas, o que deu um upgrade nas hospedagens.

“Para 2022, estamos trabalhando nosso calendário de eventos para entender quais ações faremos. Observamos um crescimento no particular, que hoje está em 28%, além de algumas operadoras estarem retornando. Fizemos investimentos em redes sociais, como Instagram e LinkedIn, mostrando nossas ações e o produto que temos a oferecer”, complementa a proprietária.


ABIH-PB: ocupações em janeiro já chegam a 46%

Entidade trabalha para recompor a malha aérea no estado

O trabalho do setor hoteleiro para recuperar as perdas geradas pela crise vai muito além de recompor caixas e catalisar ocupações. Entidades como a ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba), lutam para recuperar a malha aérea no estado, um dos empecilhos para a retomada dos resultados em toda a cadeia turística.

“O turismo pode ter parado, mas nós não paramos um minuto. Trabalhamos intensamente em sinergia com o governo e prefeituras para tentar reduzir os efeitos da pandemia. Um dos desafios é retomar os voos que tínhamos antes da crise, tendo em vista que essa redução afunila o aumento das demandas”, diz Rodrigo Pinto, presidente da entidade hoteleira, durante o BTM 2021.

Esperando um verão aquecido, as ocupações em janeiro já chegam a 46%, segundo Pinto. A ABIH-PB prevê ocupações iguais ou maiores que em 2019 a partir de novembro até o Carnaval. Com o fim da temporada, o setor começará a analisar a retomada dos eventos e público corporativo. “Esses números devem evoluir e esperamos que a quantidade de voos não seja um gargalo”.

Mesmo que o verão seja dentro do esperado, a hotelaria paraibana deve recuperar os prejuízos apenas ao final de 2022. “Sendo muito otimista, pois ficou muita coisa para ser paga”, salienta o executivo. “Os prejuízos acumulados foram grandes e não podemos dizer ainda que o turismo voltou para pagar as perdas do tempo parado”.

Para o ano que vem, São João promete ser uma das datas de destaque na Paraíba. O estado também aposta no turismo rural, de aventura e esportes como catalisadores da retomada.


“Acho corretíssimo”, diz o secretário de Turismo do CE sobre passaporte da vacina

Arialdo Pinho defende a medida para eventos e chegada de estrangeiros

Presença ilustre no BTM, Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará, defendeu a implantação do passaporte da vacina no Brasil. “Acho corretíssimo. Para fazer evento, tem que estar vacinado, se não você pode acabar comprometendo todo o setor. Não podemos dar brecha”, disse a reportagem do Hotelier News.

Pinho ainda afirmou que a obrigatoriedade da imunização deveria ser exigida para turistas que chegam de fora. “O Brasil não deveria pedir teste de Covid-19 para entrar, mas sim exigir a vacinação de duas doses ou dose única. E isso se aplica também para eventos e festas”.

Arialdo Pinho - setur-ce

O secretário destaca que em outubro, 60% da população cearense estará vacinada, podendo chegar a 100% nos próximos meses. Com a imunização avançando, a expectativa para a alta temporada de verão no destino é positiva, com turistas chegando principalmente de São Paulo, Goiânia e Brasília. Já as demandas internacionais devem voltar em breve com a retomada de voos da TAP e Air France.

Sobre um possível over tourism em destinos visados, como Jericoacoara, Pinho afirma que as demandas são bem distribuídas em diferentes municípios do estado. “Temos uma orla de 600 quilômetros, o que distribuiu bem os turistas, com todos os destinos trabalhando de forma similar”.

Com oferta de 60 mil leitos, a hotelaria cearense vem se recuperando dos baques, com reservas aquecidas até março, segundo o secretário. “A alta temporada está forte e vendida, até março estamos bem. Desde o início deste ano participamos de feiras no mundo todo, com roadshows nos EUA e eventos nacionais para divulgação do estado”.


Beach Park: novas atrações geram aumento de 15% de público

Parque lançará toboágua em parceria com o Dj Alok

Em dezembro deste ano, o Beach Park, expositor do BTM, lançará mais uma atração, o Tobomusik, em parceria com o Dj Alok. Com a novidade, o empreendimento chega a oferecer 18 brinquedos. De acordo com Ivan Dias, gerente Comercial da unidade, a estratégia de inovar a cada dois anos faz parte do DNA do negócio, podendo elevar em até 15% a demanda de público.

“A ideia é lançar uma nova atração a cada dois anos, pois faz com que o turista volte e atraia aquele que nunca veio. O impacto de mídia tem como objetivo fazer o visitante se sentir motivado a vir e a voltar. O ano que vem é promissor em relação ao público, tanto para o parque quanto para a hotelaria com o Tobomusik”, destaca Dias.

O gerente explica que trazer novidades tem uma correlação direta com a demanda de público, ocupação hoteleira e valor de diária média. “Nosso foco de divulgação é o parque, mas de certa forma, as atrações atingem todos os negócios, como hotéis e restaurantes”.

Para 2022, o Beach Park deve fazer um ajuste de 10% na diária média. “Esquecendo 2020, mas em relação a 2019, percebemos um pequeno aumento em 2021. Para o ano que vem, vamos tentar repassar essa alta e tudo que estamos vivendo”, pontua o gerente.

No segundo semestre, as ocupações vem performando de maneira otimista, com a retomada começando em julho e ganhando tração em outubro. “Em 2020, percebemos uma demanda regional e terrestre, mas nosso maior mercado emissor continua sendo o Sudeste”, avalia.


Alagoas: rede hoteleira da Costa dos Corais terá aumento de 20% de leitos

Vila Galé e ibis Styles são alguns dos empreendimentos que chegam à região

O setor hoteleiro de Alagoas vive um momento de expansão. Na Costa dos Corais, um dos principais roteiros do estado, a oferta de leitos aumentará em 20% em 2022. A expansão é catalisada pela chegada de novos empreendimentos, como o Vila Galé Alagoas, em Barra de Santo Antônio, e um ibis Styles, em Maragogi.

De acordo com o Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau, em 2019, Maragogi ofertava 2.601 UHs e 7.471 leitos. Já a Barra de Santo Antônio totalizava 170 UHs e 364 leitos. “O governo de Alagoas sabe a importância do turismo, com secretários receptivos para falar sobre o tema. O estado vive muito disso e tem uma mentalidade boa. É uma região que não sofre baixas temporadas pelo calor o ano todo”, explica Ana Maria Carvalho, presidente executiva do CVB, em entrevista ao Hotelier News no BTM.

Um dos destinos mais procurados no estado, Maragogi fica entre dois aeroportos (Recife e Maceió), o que facilita a chegada de turistas. De acordo com a presidente, até abril de 2022 a cidade está quase sem vagas disponíveis no setor hoteleiro. “Os resorts costumam encerrar entre 85% e 100% de ocupação ao ano”.

alagoas - ana, sandra e marilia

Ana Maria, Sandra e Marília

Segundo Marília Herrmann, gerente de Marketing da Setur-AL (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo) do estado, a ocupação hoteleira atualmente está em 90%, com expectativa de lotação máxima para a temporada de verão. “Estados vizinhos são os que mais emitem turistas, como Pernambuco, Bahia e Sergipe. Nossa malha aérea foi reduzida, mas a Setur vem se reunindo com as companhias para conseguir elevar a oferta”.

Outra conquista recente foi o selo Bandeira Azul na Praia de Patacho, localizada em Porto de Pedras. Dentre os destinos que vêm se destacando na retomada, Marília lista Maragogi, São Miguel dos Milagres e os cânions do Rio São Francisco.

Sandra Villanova, assessora da Setur-AL, explica que a iniciativa privada tem convênios firmados com entidades como CVBs, ABIH-AL (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Alagoas) e Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). “Repassamos recursos para fortalecer as entidades, fomentando a economia e os pequenos empreendedores. Para a Costa dos Corais, por exemplo, houve um repasse para participação em feiras, materiais de divulgação e ações com influenciadores digitais”.


Pernambuco mira turistas regionais e destinos pouco explorados

Empetur vem investindo na campanha “Bora Pernambucar”

Um dos estados mais procurados do Nordeste, Pernambuco quer ser mais do que sol e praia. No BTM, a Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco) levou sua campanha “Bora Pernambucar”, que visa incentivar os próprios pernambucanos a conhecerem novos destinos dentro do estado, além de captar demandas vizinhas.

“Temos incentivado o pernambucano a conhecer destinos que estão fora do tradicional, como Bonito, São Benedito do Sul, Vale do Catimbau, Petrolândia e Taquaratinga do Norte”, comenta Isabela Guerra, diretora de Comunicação da Empetur.

Apesar dos esforços para divulgar novas rotas, locais como Porto de Galinhas, em Ipojuca, ainda se destacam dentre os mais procurados por turistas. “Sol e mar é o nosso carro-chefe. O litoral norte vem se destacando, com muitas demandas do Centro-Oeste, interior de São Paulo e João Pessoa”, diz Isabela.

Para promover o estado, a Empetur vem participando de feiras nacionais e internacionais. A empresa de turismo também realiza roadshows, rodando em capitais como Cuiabá, Rio de Janeiro e São Paulo.

“Também promovemos capacitações online e em 2022 vamos voltar a promover roadshows para o público estrangeiro. Temos uma afinidade com o setor privado e trade turístico, sempre desenvolvendo ações em conjunto para fortalecer o nosso turismo, independente do município. Firmamos parceria com o Sebrae, associações e CVBs para atuarmos juntos”, conclui a diretora.


CVC Corp sinaliza retomada de viagens internacionais

Caribe, Suíça e Dubai estão entre os destinos procurados

Conforme as fronteiras entre os países vão flexibilizando as restrições de viagens, os turistas brasileiros iniciam um movimento de retomada do turismo internacional. A CVC Corp aponta destinos no Caribe, Dubai e Suíça entre as procuras neste início de retorno das demandas.

“Quando o internacional abre, o brasileiro viaja. Dubai é a entrada para as Maldivas, enquanto a Suíça, que recentemente abriu suas fronteiras, também está entre os países mais vendidos. Com a possibilidade de quarentena no Caribe para entrar nos EUA, também comercializamos”, explica Cristiano Placeres, diretor de Produtos Terrestres Nacional na CVC Corp, durante o BTM.

cvc corp - cristiano

A agência vem atuando com 38 voos fretados para destinos nacionais e estudando operações para outras nações. “A CVC oferece lugares garantidos, conectando o Brasil e o mundo. Estamos preparados para trabalhar as conversões de vendas”, acrescenta o diretor.

Internamente, o Nordeste se posiciona como a região mais procurada para a alta temporada, além da Serra Gaúcha, Balneário Camboriú e Foz do Iguaçu, que vem ganhando cada vez mais espaço no calendário de viagens dos brasileiros.

“Observamos uma retomada em outubro, que já entra com a procura para o fim de ano muito forte para o Réveillon, janeiro e Carnaval. O corporativo também começa a retornar, antes não víamos destinos como Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo aparecendo, que estão voltando às agências”, complementa Placeres.


Gran Marquise Fortaleza supera níveis de 2019 em outubro

Hotel vê dificuldade em recontratar mão de obra

Em crescimento exponencial de seus indicadores, o Gran Marquise prevê encerrar outubro com diária média, RevPar e faturamento acima dos níveis de 2019 para o mesmo período. O RevPar deve chegar a R$ 320, enquanto as tarifas estão entre R$ 800 e R$ 900.

“No início de 2021, estávamos com diária média de R$ 600. Conseguimos crescer nos preços, pois o real foi muito desvalorizado e a inflação veio de forma exponencial. Se nós não fizéssemos esse repasse, não teríamos caixa. Atualizamos os preços respeitando a lei de oferta e demanda”, explica Philippe Godefroit, gerente geral do empreendimento, em entrevista ao Hotelier News no BTM.

Recentemente, o hotel passou por melhorias em seu sistema de aquecimento de água e na cozinha, com aporte de R$ 3 milhões. Para a retomada, o executivo explica que o maior desafio do Gran Marquise vem sendo a recontratação de mão de obra especializada.

“Contratamos 20 pessoas esta semana, mas muitas pessoas saíram da hotelaria e agora estão retornando. Profissionais com experiência e um bom currículo são difíceis de encontrar no mercado, por isso, temos que valorizar os salários na hotelaria”, avalia.

Atualmente, as demandas do hotel são 99% compostas por viajantes domésticos, mas o cenário pode mudar com o retorno da malha aérea internacional, como é o caso de voos da TAP e Air France, por exemplo. “Em 2022, 28% do nosso público era estrangeiro. Acredito que em 2022 vamos chegar a 20% dessa demanda”, finaliza Godefroit.


Marina Park Hotel remodela festa de Ano Novo

Evento terá palco 360 graus

Para receber hóspedes e público local sem grandes aglomerações e respeitando os protocolos, o Marina Park Hotel, presente no BTM deste ano, redesenhou sua festa de Ano Novo. O empreendimento, localizado na Praia de Iracema, em Fortaleza, contará com um palco 360 graus, para que todos os presentes possam ter uma boa visão dos shows.

A expectativa de vendas é alta, visto que a celebração contará com nomes como Wesley Safadão, Matheus e Kauan, entre outras atrações. “Estamos com esse novo formato. O palco mudou de lugar para evitar aglomerações. Os convidados terão que assistir aos shows em suas mesas, evitando circulação e se mantendo na área comprada”, conta Fabiana Aguiar, do departamento Comercial. “Por enquanto, as vendas não estão muito agressivas, mas dentro do limite para não sairmos dos protocolos”.

No segundo semestre, o Marina Park vem acumulando 40% de ocupação em seu inventário de 315 UHs. “A diária média está difícil de subir. Hoje trabalhamos em torno de R$ 320, mas estamos trabalhando ao lado de associações, como a ABIH-CE, para tentar reverter essa situação. A hotelaria em Fortaleza é muito unida e, em breve, deve melhorar ”, acrescenta Nila Teixeira, também do setor Comercial.

Por hora, as maiores demandas ainda são do público regional, que viajam a Fortaleza por vias terrestres. “É um público que não depende do aéreo, que ainda está muito difícil, com passagens caras, o que prejudica a demanda nacional”, finaliza Nila


Pauli Hotel é novidade hoteleira em Fortaleza

Propriedade opera de forma independente

Aberto no final de agosto deste ano, o Pauli Hotel já é o queridinho das blogueiras e influencers da região. Ainda que operando há cerca de 40, o empreendimento quatro estrelas, localizado em Mucuripe, na capital cearense, já conseguiu abocanhar um nicho específico de clientes e participou do BTM pela primeira vez.

“Nossa locações são muito bonitas e muitas blogueiras nos procuram para tirar fotos e fazer ensaios”, explica Roberta Faria, gerente geral do Pauli. A profissional também define o empreendimento como uma “grande aposta” para a retomada do setor hoteleiro de Fortaleza.

pauli hotel

“Ainda estamos com uma demanda fraca, pois estamos fazendo o nosso nome no mercado. Cada semana a ocupação vai crescendo e hoje estamos com cerca de 30% do indicador. Também temos recebido hóspedes corporativos, mas 70% do nosso público vem a lazer”.

Com diária média que varia entre R$ 280 e R$ 300, o Pauli Hotel tem 96 apartamentos, divididos nas categorias Veleiro (luxo) e Mucuripe (standard). Em termos de distribuição. as OTAs são as maiores emissoras de hóspedes, mas o empreendimento conta com canais próprios, como site, WhatsApp e Instagram.


Encantos Hotéis tem 60% de sua demanda oriunda do Nordeste

Grupos representam 30% das vendas da rede

Apesar de operar três empreendimentos do outro lado do país, a Encantos Hotéis está no radar do nordestino. Com duas unidades em Gramado e outra em Torres, no litoral gaúcho, a rede detém 60% de sua demanda oriunda da região.

De acordo com Daiane Schmidt, revenue manager do grupo, a tradição da Encantos Hotéis, que está há 19 anos no mercado, é um dos diferenciais. “O nordestino já nos conhece e é uma das maiores demandas da rede. Temos uma parceria forte com a Masterop e eventos como o BTM concentram muitos agentes, o que é interessante para nós, que focamos em vendas de grupos nas unidades de Gramado”.

encanto hotéis

O segmento hoje representa 30% das vendas da rede, mesmo com as quedas causadas pela pandemia. Daiane ressalta que Gramado não viveu períodos de baixa, com reservas aquecidas até maio de 2022, impulsionadas pelo Natal Luz.

“Desde junho não tivemos baixa. O público vem procurando muito pelo destino e as vendas avançaram. Para o Natal Luz, estamos lotados e restam poucas vagas até 31 de janeiro. Com a reabertura das fronteiras, esperamos receber hóspedes argentinos, uruguaios e paraguaios, sempre muito presentes na região”, complementa Daiane.


Holiday Inn Fortaleza chega a 100% de ocupação durante o BTM

Eventos vêm impulsionando a retomada do hotel

A volta do segmento Mice é motivo de comemoração para o Holiday Inn Fortaleza. Com as demandas do BTM e de um concurso público que aconteceu na cidade no último fim de semana, a unidade chegou a 100% de ocupação.

“Desde a segunda quinzena de setembro até agora estamos com picos de ocupação. Para 2022, o Holiday Inn Fortaleza deve promover algumas melhorias e renovações, mas ainda não podemos revelar quais”, comenta Fádua Martins, gerente Comercial do hotel. “Feiras como BTM e Abav Expo nos deram bons resultados, mas ainda há muito a ser trabalhado”, acrescenta.

Sobre os prejuízos causados pela crise, Fádua afirma que a recuperação se estenderá para 2022. “Se não acontecer nenhuma surpresa, esperamos que a retomada comece a normalizar as demandas. O corporativo ainda está lento e volta de forma mais pulverizada”.

Quanto ao fim de ano, o cenário é de incertezas. Aguardando um posicionamento da prefeitura e o anúncio de possíveis festas na orla, o Holiday Inn ainda não tem previsões concretas de como será a ocupação para o período.


Le Fleur Samoa: vendas diretas representam 20% das reservas mensais

Ações promocionais elevaram os indicadores

Com 166 apartamentos, o Le Fleur Samoa, localizado em Muro Alto (PE), viu suas vendas diretas aumentarem durante a pandemia. As reservas, que antes representavam 17% das demandas mensais, hoje apontam como 20%. O empreendimento ficou com as operações paralisadas por três meses em 2020 e vem se recuperando dos baques da crise.

Reaberto em julho do ano passado, o resort de multipropriedade teve suas vendas fortemente impactadas pela segunda onda no primeiro semestre de 2021. “Março e abril foram meses muito ruins, melhorando apenas em junho. Hoje temos trabalhado com uma diária média mais alta para o Réveillon, que promete alta demanda”, diz Crislene Arruda, coordenadora de Reservas e Eventos.

Quando se trata de distribuição, as operadoras seguem no topo da lista, responsáveis por 40% das vendas. “Estamos com uma ocupação linear, divulgando e investindo em marketing, promoções sete por seis e ações com agentes e operadoras parceiras”, afirma a coordenadora. “Conseguimos trabalhar com 90% de ocupação durante a semana”.

O Le Fleur Samoa ganhará, em 2023, um empreendimento irmão. O Le Fleur Polinésia Villa & Resorts será aberto também em Muro Alto, em modelo de multipropriedade, com VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 350 milhões.


Bristol Hotéis & Resorts inaugurou 3 empreendimentos em 2021

Rede totaliza 18 unidades no país

Apesar da crise, 2021 tem sido um período de expansão para a Bristol Hotéis & Resorts. A rede curitibana incorporou três novos empreendimentos ao seu portfólio este ano, elevando sua presença no Sudeste e Centro-Oeste do país.

Imperatriz (MA), Rio Claro (SP) e Santo André (SP) são os destinos que passam a fazer parte do inventário do grupo. A unidade maranhense e do interior paulista são frutos de transições de bandeiras, enquanto o hotel do ABC já nasceu Bristol. Desta forma, a rede chega a 18 empreendimentos no Brasil.

BTM - bristol - juliane

“Temos negociações em andamento no Nordeste, que é uma região que vem dando bons resultados. Observamos grandes oportunidades e estamos com planos de expandir também na região Norte”, adianta Juliane Silveira, gerente Regional de Vendas, presente no BTM 2021.

A unidade de Delmiro Gouveia (AL) vem performando com 50% de ocupação e é um dos carros-chefes de divulgação da rede no BTM. “É uma propriedade que está próxima aos cânions do Rio São Francisco e que vive um bom momento. O Norte e Nordeste vem saindo na frente na retomada frente às outras regiões”, acrescenta Juliane.


Fazzenda Park busca elevar demandas nordestinas no BTM

Hotel planeja projeção nacional

Durante a retomada, o Fazzenda Park Hotel vem se destacando em resultados. O empreendimento localizado em Gaspar (SC), chegou a 88% de ocupação no acumulado dos primeiros sete meses do ano, conseguindo bons resultados também em diária média. Ainda que os números sejam promissores, o resort catarinense tem pouca expressividade frente ao público nordestino, uma das principais razões para participar do BTM.

“Nossa demanda de clientes do Nordeste é quase inexistente. Recebemos algumas reservas particulares, mas estamos aqui para nos projetar nacionalmente. Identificamos que o BTM era um possível pontapé e cartão de visitas para nós”, revela Antônio Coradini, gestor Comercial do empreendimento.

Dentre os estados nordestinos emissores de hóspedes, o Ceará fica em primeiro lugar. Enquanto o Sul e Sudeste são grandes impulsionadores do turismo em outros estados no quesito demanda, a recíproca não é verdadeira, no caso do Fazzenda Park. Coradini aponta o clima como um dos fatores que acabam afastando o público de destinos sulistas.

“Temos um litoral lindo, mas existe a sazonalidade do clima. No Nordeste, por ser calor o ano inteiro, acaba sendo mais atrativo. No inverno, as praias por aqui têm um movimento fraco, enquanto os destinos de serra ganham força. Os estados nordestinos também vêm realizando um amplo trabalho de divulgação, logo, colheram os frutos antes”, avalia.

Para reverter o jogo, Coradini explica que o resort pretende investir em divulgação com roadshows, rodadas de negócios e parcerias com operadores e agentes locais. “Os clientes estão em busca de novos produtos e destinos, o que nos dá uma boa oportunidade de captar novos hóspedes”.


João Pessoa ganhará hotel lifestyle em 2022

Jogador Hulk é o principal investidor

Em outubro do ano que vem, a capital paraibana entra no radar da hotelaria lifestyle. Com investimentos do jogador de futebol Hulk, além de aporte de outros empresários, o Ba’ra Hotel promete movimentar o setor hoteleiro em João Pessoa. O projeto deve receber cerca de R$ 60 milhões para o desenvolvimento da propriedade.

Presente no BTM, Gefferson Alves, consultor hoteleiro para o empreendimento, deu detalhes do ao Hotelier News. “É um produto que vem no segmento lifestyle, com 124 apartamentos. O Hulk, que é paraibano, traz esse hotel como um legado dele para o estado”, conta.

Ba’ra, no tupi-guarani, significa mar, nome que busca enaltecer as águas da Praia de Cabo Branco, localização do empreendimento. O projeto arquitetônico fica a cargo da Plant Architets, com design de interiores de Sandra Moura Arquiteta e paisagismo de Patricia Lago, e promete trazer o conceito de biofilia (que busca integrar a natureza e humanos) em suas instalações.

BTM - gefferson alves

“Teremos pontes ligando o rooftop e a área wellness. Nossa culinária será diferenciada e focada em bem-estar, com menus de healthy food. Também teremos um restaurante no térreo que promete muita badalação e drinks. A oferta lifestyle em João Pessoa é quase nula e queremos trazer um produto fora da caixa em todos os sentidos”, complementa Alves.

A operação do empreendimento será própria com oferta hoteleira tradicional. “Não queremos um hotel que ofereça apenas uma boa cama e um bom chuveiro. Queremos levar sensação, música, experiência e bem-estar para quem quer ver e ser visto. Começamos a cuidar das obras em 2019, com projeto da Hofmann Station, uma construtora consolidada no mercado”, pontua o consultor.


Vila Galé: vendas para o Ano Novo estão esgotadas

Rede conta com 7 unidades no Nordeste

No setor hoteleiro, um dos expositores do BTM era a Vila Galé. A rede portuguesa, que possui sete empreendimentos no Nordeste, já está com suas vendas esgotadas para o Ano Novo em suas unidades na região.

“Tivemos uma crescente procura no segundo semestre e agora para o Natal e Réveillon, alguns dos hotéis já estão com vendas esgotadas, como é o caso das unidades em Touros, Marés e Salvador. Percebemos que a região Nordeste está bem aquecida, além do Rio de Janeiro”, pontua Lilian Santos, gerente Regional de Vendas para o Norte e Nordeste.

Segundo a gerente, as demandas vêm principalmente do Sudeste e Centro-Oeste, o que beneficia a compra de estadas mais longas, o que não acontece com o público regional. “O público nordestino, por exemplo, espera para usar os produtos em outras datas e por períodos menores. A alta é mesmo impulsionada pelo Sudeste e Centro-Oeste”, avalia.

Em breve, o estado do Alagoas ganhará um empreendimento Vila Galé, na Praia do Carro Quebrado, no município de Barra de Santo Antônio. O projeto terá aporte de R$ 150 milhões e tem abertura prevista para o ano que vem.


Wyndham Foz do Iguaçu prevê 70% de ocupação em outubro

Destino já opera sem restrições de oferta

Com a vacinação em estágio avançado, Foz do Iguaçu promete ser um dos destinos em alta para o verão. Colhendo os bons frutos da imunização, o Wyndham Foz do Iguaçu prevê encerrar outubro com 70% de ocupação. Apesar dos números otimistas, a recuperação total das perdas deve se estender para 2022.

“Nossa expectativa é muito boa, com a vacinação contribuindo e os números mostram isso. Infelizmente, tivemos mais de um ano de prejuízos, e a recuperação deve demorar mais tempo. Outro empecilho é a malha aérea e as passagens caras, o que temos conversado com as operadoras e brigando por melhores condições”, explica Luciano Ferreira, gerente de Vendas do empreendimento e representante do hotel no BTM.

Operando com o inventário total de 185 apartamentos, a unidade também já vê uma tímida retomada dos eventos. Apenas este mês, cinco ações corporativas foram recebidas pelo hotel.

Para o fim do ano, Ferreira afirma que a maior procura é por hospedagens no Réveillon. “O Natal costuma ser mais família por aqui, mas o Ano Novo temos bastante demanda e esperamos lotação”, finaliza.


Comfort Hotel Fortaleza investe em retrofit e acumula 65% de ocupação

Empreendimento tem 60% de sua demanda proveniente do lazer

Marcando presença no BTM, o Comfort Hotel Fortaleza está em fase de melhorias. O empreendimento da Atlantica Hospitality International promoverá melhorias no lobby, que ganhará nova paleta de cores, painéis, decoração e já opera com mobiliário atualizado. Já o 20º andar, que abriga duas suítes de diária média de R$ 1.500,00, também será reformado.

O upgrade visa agregar ainda mais valor aos quartos, dando uma nova cara ao corredor do piso. Em 2022, o Comfort Hotel Fortaleza sofrerá uma ampliação de terreno, estendendo cerca de dois metros na área da piscina, que deve ganhar um bar. Existe também o projeto de retrofit para as demais acomodações da unidade.

BTM - Sergio Silva

Sem fechar as portas durante a pandemia, o empreendimento hoje tem 60% de sua demanda oriunda do lazer, enquanto 40% são demandas corporativas, cenário que se inverteu com a crise. O fato de ter mantido suas operações nos meses mais críticos dos contágios foi a oportunidade para o hotel fechar contratos importantes com algumas empresas. Nos últimos três meses (julho, agosto e setembro), o Comfort Fortaleza acumulou 65% de ocupação. A previsão para outubro é que os números se mantenham nos atuais níveis.

“Acreditamos que a manutenção preventiva é importante para manter o produto atualizado e competitivo. Estamos constantemente promovendo melhorias, deixando alguns quartos bloqueados para limpeza de rejuntes, pintura e ajustes”, pontua Sérgio Silva, gerente geral da unidade.

(*) A reportagem do Hotelier News viajou a convite do BTM 2021

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis e Peter Kutuchian/Hotelier News