Foram dois anos e uma pandemia de espera, mas hoje (22) foi aberta oficialmente a 10ª edição do BTM (Brazil Travel Market), antigo JPA Travel Market. A década do evento marca também a mudança de casa, agora em Fortaleza (CE). A transição já havia sido anunciada em 2019, com o intuito de internacionalizar o público e expositores.

Realizada no Centro de Convenções do Ceará, a abertura da feira contou com a presença de Cláudio Junior e Breno Mesquita, CEOs da BBC Eventos; Manoel Linhares; presidente da ABIH-Nacional; Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará; Alexandre Pereira; secretário de Turismo de Fortaleza; Ivana Rangel, presidente do Visite Ceará e Fortaleza Convention & Visitors Bureau); Fabien Clerc, cônsul e diretor de Turismo da Suíça no Brasil; Murilo Santa Cruz, presidente da Abav-CE; Marcos Pompeu, diretor de Turismo da Fecomercio-CE; Joaquim Cartaxo, diretor do Sebrae-CE e Maurício Filizola, vice-presidente da Fecomercio-CE.

“Em 2018 começamos a analisar a mudança de local após nove anos em João Pessoa, onde conhecíamos o mercado e o trade, o que facilitava a edição a cada ano. Confirmamos a presença do BTM em Fortaleza por três anos e chegou a pandemia. O secretário Arialdo Pinho nos permitiu realizar os roadshows, que é parte do sucesso dessa feira, para convidar agências e caravanas”, inicia Junior.

“O BTM não é uma feira, mas sim um projeto para o estado e o município, pois quando ele acontece, movimenta toda a cadeia produtiva da cidade. Há alguns anos começamos a desenhar a vinda do evento pra cá, até batermos o martelo em 2019. Acreditávamos que em Fortaleza daria outra projeção, principalmente pelo hub aéreo, que se conecta com outros países, e pelo equipamento em que estamos hoje”, complementa Mesquita.

Após homenagens às entidades que fizeram a diferença na história BTM dos últimos 10 anos, a presidente do Visite Ceará destacou a relevância para a capital cearense em receber um evento de grande porte. “Esse momento é de gratidão para todo o trade cearense. Temos que agradecer ao secretário Arialdo por ter acreditado neste trabalho e na importância para o destino”.

BTM - manoel linhares jpe

Linhares destacou a relevância do setor para a economia

BTM: turismo no Ceará

Com a palavra, Linhares deu as boas-vindas aos visitantes e salientou a relevância do turismo para a economia do país. “O turismo passou por uma fase difícil, a pandemia foi brutal para a economia, mas devastadora para nós. Mas o turismo é feito de cabras da peste, por homens e mulheres determinados e mesmo neste momento não abaixamos a cabeça. O turismo ainda será a solução para o país, pois não há nenhum segmento que empregue mais que o nosso”.

O secretário de Turismo de Fortaleza anunciou alguns dados do destino, como o fato de que 70,2% da população já está vacinada com as duas doses ou dose única dos imunizantes disponíveis no Brasil. “Nós da Secretaria de Turismo não acreditamos que as políticas públicas possam acontecer sem a integração com os empresários e as comunidades. É assim que trabalhamos. Estamos com uma grande oportunidade na retomada para fortalecer o turismo interno, que tem sido fundamental, e Fortaleza tem dado o exemplo”.

“Vamos pegar essa oportunidade e lutar pelo turismo no Ceará. A feira ainda não tem o tamanho que gostaríamos, mas ainda terá. Fortaleza é a capital nordestina com mais operações internacionais e ano que vem estaremos mais fortes”, conclui Pinho.

BTM - arialdo, bruno e claudio jpe

Breno Mesquita; Arialdo Pinho e Cláudio Junior

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News