Com novos empreendimentos, obras e atualizações, o empresariado de Brotas (SP) calculou um investimento de R$ 27 milhões voltados ao turismo. O objetivo do aporte é preparar o município para a retomada da atividade, ampliando e reestruturando serviços e produtos. No cenário do setor, a cidade é conhecida principalmente por atrativos de aventura.

O levantamento feito com o setor privado considera projetos executados desde o início da pandemia. A lista inclui reformas e construções de novos empreendimentos, que podem contribuir com o retorno gradual da atividade turística.

De acordo com Fabio Pontes, secretário de turismo de Brotas, viajantes encontrarão um novo cenário na cidade após todas as mudanças. “Nos contatos que temos com a rede de serviços turísticas, tomamos conhecimento de muitos projetos de ampliações e reformas nos espaços de convívio social, além da rede de bares e restaurantes”, diz.

Além dos empresários, o setor público também realizou investimentos em alguns equipamentos. Entre eles, receberam aporte o Parque dos Saltos, Casa das Máquinas, Lagoa Dourada, Represa do Patrimônio e Centro de Artes, além da revitalização futura da Estrada do Patrimônio. Ao todo, as melhorias representam valores perto dos R$ 23 milhões, segundo Pontes.

Brotas: setor hoteleiro

Com uma lista cheia, Brotas tem uma série de novidades em relação a hotelaria e congêneres. O Recanto das Cachoeiras, por exemplo, ampliou as operações como ecoparque e colocou-se como empreendimento de day use. Trilhas, cachoeiras, piscina e, futuramente, spa e bar molhado compõem as atrações.

O Ecoparque Cassorova também investiu no ramo hoteleiro e oferece, no momento, 12 acomodações. O projeto é que o número de apartamentos chegue a 33 em 2023. A Fazenda Girassol construiu praia artificial, espaço infantil e pista de stand-up. A Pousada Campeira foi lançada há pouco e estará em operação total a partir do segundo semestre de 2021.

O Hotel de Natureza Areia que Canta também aumentou o número de camas, além de revitalizar o bar e a sala de massagem. Por fim, a operadora Brotas Rafting iniciou as atividades durante a pandemia, em setembro.

(*) Crédito da foto: Wojciech Then/Unsplash