A primeira edição do Breakfast Weekend, realizado ao longo do mês de outubro, cumpriu a promessa de movimentar o A&B (Alimentos & Bebidas) hoteleiro. O festival, que aconteceu em São Paulo, contou com a participação de 43 empreendimentos e impulsionou o faturamento das unidades participantes.

O evento atingiu cerca de 20 mil consumidores, que puderam experimentar diferentes opções de bufês de café da manhã na capital paulista. Dentre as bandeiras presentes estavam Renaissance, Pullman, Blue Tree, Transamerica, Mercure, Novotel, ibis, Hilton, entre outras. O público degustou os itens com descontos de até 50%.

Idealizado pelos publicitários Carlos Galvão, Amanda Pirozzelli, Cláudio Cardoso e Sandra Maia, o Breakfast Weekend foi criado com o objetivo de incentivar o consumo do café da manhã hoteleiro pelo público externo e não apenas aos hóspedes.

“Estamos otimistas com o mercado de turismo e queremos continuar a fazer parte da retomada das atividades do setor hoteleiro por todo o Brasil”, afirma Galvão. As próximas edições já têm data marcada para acontecer: de 29 de abril a 29 de maio, e 1º a 30 de outubro de 2022.

Breakfast Weekend: impacto na hotelaria

Presente no festival, o Novotel São Paulo Morumbi colheu bons frutos em seu A&B. “Tivemos um incremento de faturamento no PDV do café da manhã por clientes que não tinham o hábito de ir aos hotéis. Inclusive tivemos alguns clientes que vieram pelo Breakfast Weekend e que retornaram para almoçar e se hospedar nas semanas seguintes”, explica Raphael Martini, gerente geral da unidade. “Enxergo neste festival uma grande oportunidade para democratizar os hotéis como opção de lazer, gastronomia e entretenimento para os moradores da cidade”, acrescenta.

Já Claudia Raposo, diretora de A&B do Renaissance São Paulo Hotel, afirma que o evento foi uma oportunidade do setor se reinventar. “Antes da pandemia, os hotéis de São Paulo eram focados nos públicos estrangeiros e hóspedes fora da cidade de São Paulo, e tínhamos que sempre nos reinventar. O Breakfast Weekend nos deu a oportunidade de atingir o público da cidade e, mais do que isso, apresentar o nosso café da manhã de hotel, que muitas vezes remete a momentos bons e memórias afetivas. Além disso, esse festival permite que nos posicionemos como opção e oferta para o mercado local, pois muitas vezes os paulistanos procuram restaurantes para tomar cafés da manhã, mas não os hotéis. Sendo assim, o Breakfast Weekend nos deu a chance de conquistar novos públicos da cidade de São Paulo”.

Por fim, Diogo Nazarian de Morais, gerente geral do Grand Mercure São Paulo Ibirapuera, enfatizou os resultados otimistas para o empreendimento.”O impacto do festival foi super positivo para garantir o faturamento e diminuir os prejuízos em tempos de pandemia”, salienta. “O festival foi excelente para a hotelaria como um todo, e não só pela receita, mas sim por acabar com o estigma e desmistificar a ideia de que é preciso ser hóspede para consumir algo do hotel, como café da manhã ou algum outro serviço”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Breaskfast Weekend