A retomada do turismo e a proximidade da Copa do Mundo do Catar – que acontece em novembro e dezembro – estão alavancando a procura por pacotes de viagens. De acordo com levantamento realizado recentemente pela Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), o setor espera movimentar R$ 175 milhões em vendas até o final do ano.

Ainda segundo a Associação, no primeiro semestre a cifra já atingiu R$ 133 milhões. Roberto Nedelciu, presidente da entidade, afirma que a Copa sempre foi um movimento importante para o turismo, mas o pós-pandemia e a demanda reprimida podem ter estimulado este crescimento de forma ainda mais significativa.

“Depois de tanto tempo dentro de casa, viajar está entre os principais desejos das pessoas e o cenário atual de vacinação avançada, abertura de fronteiras e controle da pandemia, contribui para a alta da demanda por viagens, não apenas para um evento tão grandioso como este, mas também para destinos do Brasil e de todo o mundo”, pontua em entrevista à CNN.

Outros dados

Além do aumento observado pela Braztoa, o Kayak apontou crescimento de mais de 1.200% nas buscas por voos para o Catar apenas no primeiro semestre deste ano. Já a Decolar ressalta que, entre o primeiro e segundo trimestres, houve alta de 110% nas pesquisas.

“Claramente é reflexo da Copa do Mundo se aproximando e o brasileiro, como um povo apaixonado por futebol como é, está buscando o destino e quer acompanhar presencialmente”, destaca Daniela Araujo, diretora de voos da Decolar.

Oferta hoteleira

Para elevar a oferta de hotéis no Catar, a Accor firmou acordo ano passado com o governo do país. Com a parceria, a gigante francesa irá operar 65 mil quartos em apartamentos e residências, com o objetivo de evitar a escassez de acomodações durante o evento esportivo.

Com o objetivo de suprir o aumento da demanda, a rede anunciou a contratação de 12 mil profissionais temporários, para atuar como recepcionistas, governantes, especialistas em logística, entre outras funções essenciais. Neste ano, são esperados 1,2 milhão de visitantes para a Copa do Mundo. O número representa quase metade da população do Catar.

(*) Crédito da foto: GooseB/Pixabay