Com a flexibilização das medidas restritivas, proporcionada pelo aumento do ritmo da vacinação, o setor hoteleiro dá passos importantes rumo à recuperação. Em Brasília, por exemplo, as perspectivas para as festividades de fim de ano são positivas, segundo levantamento realizado pelo Sindhobar (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília). Com a melhora nos índices da hotelaria, algumas redes já planejam 2022, como a Nobile Hotels & Resorts.

De acordo com Jael da Silva, presidente do sindicato, as vendas para dezembro devem aumentar 20% em relação ao mesmo período de 2020, que registrou arrecadação de R$ 1,6 bilhão. Ele afirma ainda que a alta dos indicadores deve consolidar a recuperação econômica do setor, que teve início na metade deste ano.

“O fim de ano sempre anima. E, neste dezembro, com a vacinação avançada e a flexibilização de algumas restrições que tínhamos ano passado, esperamos voltar ao patamar do período pré-pandemia”, disse em entrevista ao Correio Braziliense. Ele acrescenta que o turismo do Distrito Federal tem como público-alvo empresas e famílias.

“Visamos pessoas que não querem ficar em casa ou vêm visitar alguém e se hospedam nos hotéis. Aqueles que oferecem festas próprias, por exemplo, costumam atrair um bom público também”, ressalta.

Brasília: hotéis preveem boa ocupação no período

De acordo com Paulo Brazil, diretor Comercial do B Hotel, na capital federal, o empreendimento prevê ocupação de 70% para o Réveillon. “No Natal, por outro lado, a ocupação tende a não ser muito grande, visto que é uma celebração tradicionalmente caseira, na qual as pessoas não têm o costume de viajar, mas sim comemorar em suas casas. No ano novo, esperamos atrair as famílias, principalmente as de Brasília, para terem uma noite agradável no nosso hotel, com boa gastronomia e outros atrativos”, afirmou à reportagem do Hotelier News.

Brazil pontua ainda que o momento de otimismo também se deve à boa ocupação registrada nos últimos meses, já com flexibilização das medidas. “Se comparada a 2020, nossa ocupação superou os 80%. A cifra é boa, mas precisamos ressaltar que o hotel teve que permanecer fechado por cerca de dois meses no ano passado, o que de cerca forma fez com que esse indicador tivesse aumento tão expressivo”, diz.

Atualmente, o hotel opera com diária média de R$ 515,84, valor que, segundo Brazil, tem acompanhado o mercado e melhorado dia após dia. O diretor comercial do B Hotel aponta que São Paulo continua se destacando como principal emissor de hóspedes, mas que houve aumento significativo no número de visitantes vindo de estados pouco recorrentes até então, como Pernambuco, Bahia e Ceará.

Além disso, Brazil destaca que a propriedade também já tem registrado crescimento dos índices no que diz respeito ao mercado corporativo e de eventos. “Os índices estão subindo gradativamente com o avanço do cronograma de vacinação. A julgar pelo segmento corporativo, que é o forte do B Hotel, temos a percepção de que a recuperação virá mais lentamente. Mas também há muito o que se comemorar nesta retomada, visto que grande parte da população brasileira já está totalmente vacinada, sobretudo a faixa de idade que compreende o nosso público de maior recorrência, que é entre 40 e 60 anos. Temos observado que os hóspedes querem retomar suas rotinas de trabalho, com maior tempo de viagem e com mais contatos, reuniões e eventos de negócios”, finaliza.

(*) Crédito da foto: doloresbarrioslua/Pixabay