pandemia- fronteirasPortaria que estende o prazo foi publicada hoje (1)

Com a explosão de casos de Covid-19 no país, o governo brasileiro estendeu a restrição de entrada de estrangeiros. Seguindo as recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no combate à pandemia, a portaria que estende o prazo por 30 dias foi publicada hoje (1) no Diário Oficial da União.

Segundo informações da Reuters, a decisão do governo de Jair Bolsonaro se aplica à entrada de estrangeiros por via terrestre, aérea ou aquática, com exceções para imigrantes com residência fixa no Brasil ou prazo determinado; profissional em missão de organismo internacional; passageiros em trânsito que não deixarem a área internacional do aeroporto e estrangeiros que tenham cônjuge, companheiro ou filho brasileiro.

A restrição abrange pessoas de qualquer nacionalidade e, a portaria também isenta da medida a fronteira terrestre com a Venezuela e determina ainda outras exceções como transporte de cargas. Para ingressar no país, deverá ser apresentado, antes do embarque, uma declaração médica emitida por uma autoridade sanitária, atestando não estar infectado pelo coronavírus.

Pandemia: situação atual

Atrás apenas dos Estados Unidos, o Brasil é o segundo país do mundo com maior número de infectados por Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, são mais de 1,4 milhão de casos confirmados da doença, com 59.745 óbitos.

(*) Crédito da foto: Pilar Olivares/File Photo