Com o avanço da vacinação no Brasil e a retomada gradual de diversos setores, os gastos do brasileiro fora de casa tiveram alta significativa em 2021, segundo levantamento realizado pela Credicard. Por outro lado, os dados também apontam que o surgimento da variante Ômicron trouxe efeitos negativos para diversos setores no mês de dezembro, revela o Broadcast.

De acordo com o levantamento, em 2021 os gastos em estabelecimentos como bares e restaurantes cresceram 31,6% no Brasil. Nos salões de beleza, o avanço foi de 47,2%. Além disso, às vésperas das festividades de fim de ano, as compras em lojas de roupas subiram 25,2% frente a igual período de 2020. Também houve expansão nos gastos em supermercados (13,5%) e em acessórios como relógios e joias (22,2%).

Ainda devido à vacinação, o brasileiro também gastou mais com reformas em casa. Os serviços de arquitetura tiveram crescimento de 68% e os gastos com empreiteiras, por sua vez, avançaram 56,3%. Nos petshops, a alta foi de 24,7% e, com veterinários, de 22,3%. O aumento nos gastos pode ser atribuído ao avanço da inflação no período.

Ômicron impacta diversos setores em dezembro

O levantamento da Credicard também observa que as categorias de consumo em que o brasileiro gastou mais no cartão de crédito ao longo de 2021 tiveram queda no último mês do ano. Entre novembro e dezembro, por exemplo, houve recuo de 25,1% nos gastos dos clientes em companhias aéreas.

O número é creditado à alta de casos de Covid-19, provocada pela nova cepa, que causou cancelamento de diversos voos. No acumulado do ano, porém, foi observada alta de 17,5% em relação a 2020. Frente a dezembro de 2020, período em que a vacinação ainda não havia começado, o avanço foi de 38,8%.

Nos segmentos de diversão e entretenimento, também foram registradas baixas nos gastos. O recuo observado entre novembro e dezembro do ano passado foi de 4,5%. No último mês do ano, os gastos em bufês caíram 10,3% em relação a novembro. Por outro lado, no acumulado do ano, houve crescimento de 39,6%. Frente a 2020, o resultado também foi positivo, avançando 48%.

(*) Crédito da foto: joelfotos/Pixabay