Para muitos brasileiros, viajar ao exterior é um verdadeiro sonho. Por outro lado, há também aqueles que optam desbravar o próprio país, alavancando o turismo nacional. De acordo com levantamento recente do Datafolha, Brasil (20%) e EUA (17%) empataram dentro da margem de erro da pesquisa, que questionou qual o melhor destino para se viajar.

O instituto entrevistou 1,6 mil paulistanos das classes A e B, maiores de 16 anos e que viajaram ao menos uma vez para fora do estado nos últimos 12 meses. Apesar do empate, essa é a primeira vez que os EUA apareceram numericamente atrás de outro país. Assim, a virada nas posições demonstra como os efeitos da pandemia remodelaram o ideal de viagem do paulistano, aponta a Folha de São Paulo.

A última pesquisa foi realizada em março de 2019, um ano antes da pandemia, que paralisou o turismo não só no Brasil, mas no mundo. Os outros levantamentos foram feitos entre 2016 e 2018, sempre com os EUA como campeões absolutos na preferência por viagens. Enquanto de um lado as viagens internacionais ficaram mais caras depois da Covid-19, sobretudo por causa do câmbio, e mais complicadas, graças ao turismo predatório, que sobrecarrega os destinos mais famosos, do outro lado os paulistanos que buscam por alternativas de férias no Brasil estão descobrindo que há muita coisa para ver por aqui sem precisar desembolsar grandes quantias.

Outros dados

A pesquisa do Datafolha mostra que o sonho de um verão no Mediterrâneo pode ter sido trocado pelas praias brasileiras. Os mais aventureiros perceberam que Bonito e Amazônia oferecem roteiros turísticos tão interessantes quanto os safáris africanos e as florestas do Sudeste Asiático, e que as construções coloniais de Minas ou São Luís contam histórias tão importantes quanto as de castelos europeus.

Nas preferências dos paulistanos, a Bahia aparece como destaque. Pela segunda vez consecutiva, o estado foi eleito o melhor do país para se viajar e, empatado tecnicamente com o Nordeste em geral, é também o melhor destino para férias em família.

No Sudeste, o Rio de Janeiro é o favorito para as festas de Réveillon e Carnaval, e São Paulo aparece como melhor destino gastronômico, de compras e para aproveitar a parada LGBTQIA+. O Datafolha ressaltou que ainda há forte interesse em viajar para o exterior e que a Itália e França, por exemplo, estão entre os destinos dos sonhos dos entrevistados.

(*) Crédito da foto: MTur Destinos