Vista do Bourbon Atiaba a partir da piscina (foto: Juliana Bellegard)
Vista do Bourbon Atibaia a partir da piscina
(fotos: Juliana Bellegard)

Diz-se que é impossível agradar a gregos e troianos – ou, no caso da hotelaria, os públicos de lazer, eventos, negócios. Ou é? Cada vez mais, a aposta dos empreendimentos hoteleiros é diversificar seu mix de clientes, evitando quedas abruptas de ocupação e a famigerada sazonalidade. Isso é especialmente verdade entre os resorts, cujo market share equilibrado vem do poder de cada empreendimento de fortalecer-se nestes nichos e, sim, buscar agradar a gregos e troianos.

Quase equidistante de São Paulo (cerca de 50 km) e Campinas (56 km), o Bourbon Atibaia Spa Resort vive este desafio em seu cotidiano. Segundo José Ozanir, gerente geral da unidade, entre 65% e 80% do público do resort é proveniente dos eventos e congressos; e entre 15% e 25%, hóspedes individuais – famílias com filhos pequenos em sua grande maioria. Há ainda, segundo o gerente, clientes de outros segmentos, de empresas no entorno da unidade, etc. Mesmo minoria, estes também não passam despercebidos por Ozanir.

José Ozanir, gerente geral do Bourbon Atibaia, e Adriana Cardoso, diretora de Marketing da rede Bourbon
José Ozanir, gerente geral do Bourbon Atibaia, e Adriana Cardoso, diretora de Marketing da rede Bourbon

A estrutura do resort reflete tanto o trabalho com os diferentes públicos quanto a busca pelo serviço de qualidade: a área de eventos soma mais de 11 mil m² com ballroom modulável para 4.000 pessoas, 50 salas de reuniões, um pavilhão de exposições, o Espaço Cambará Hall, além do teatro, que pode ser locado para eventos também.

Se o mote da visita ao hotel é lazer, o resort tem seis quadras de tênis, ginásio poliesportivo coberto, pista de cooper, piscinas externas adulto e infantil, piscina aquecida, fitness center, campos de futebol society e profissional, pista de boliche, boate, salas de carteado e sinuca. Quem busca relaxar pode contar com o Spa Bourbon by L’Occitane, que oferece diversos tratamentos e uma lojinha com produtos da marca francesa.

Para as crianças, há ainda mais possibilidades – por conta da parceria com a Maurício de Souza Produções, o empreendimento tem áreas tematizadas com a Turma da Mônica por todos os lados. O kids club dentro do hotel e o Espaço Turma da Mônica próximo à piscina, a própria piscina, a horta e praticamente todos os brinquedos.

*Por Juliana Bellegard

Estrutura geométrica do Bourbon Atibaia
Estrutura geométrica do Bourbon Atibaia

Acomodações
Uma coisa é consenso para todos os público frequentadores de hotéis: o apartamento é um dealbreaker em qualquer lugar. Afinal, qualquer hóspede busca uma cama confortável, um chuveiro quentinho e uma boa noite de sono. Neste quesito, o Bourbon não deixa a desejar: confira, na galeria abaixo, alguns cliques feitos na Suíte Presidencial e no apartamento onde a reportagem hospedou-se.

A&B
Um resort é, muitas vezes, o destino de uma viagem e, por conta disso, precisa oferecer aos hóspedes todos os serviços que ele possa precisar durante sua estada – e a alimentação é parte disso. Mais uma vez no sentido de buscar agradar ao máximo seus clientes, o Bourbon tem uma variedade grande de opções em sua área de A&B. O Food Court (ou praça de alimentação, em bom e velho português) é uma versão arrojada de uma praça de alimentação de shopping, no sentido de ter, em estações diferentes espalhadas pelo salão, opções de comida que vão de massas a quitutes nordestinos, incluindo saladas e sobremesas. Ali também é servido o café da manhã.

Para quem busca um ambiente mais intimista e uma culinária mais trabalhada, há o Ristorante Dom Gaetano – que será reformado em breve, tornando-se um pizza & pasta -, o Kibô Sushi Bar e o Cave Gourmet, um pequeno restaurante no subsolo do hotel, que divide espaço com a adega local. Completam a estrutura os bares da piscina e do lobby.

Lazer & Esportes

O lobby, além de área de descanso, dá acesso ao A&B e ao Health Club
O lobby, além de área de descanso, dá acesso ao A&B e ao Health Club

Mesmo sendo um hotel cujo core business são os eventos, o Bourbon conta com uma infinidade de possibilidades de lazer, esportes e descanso. Estão inclusos aí desde as quadras esportivas – tênis, vôlei de areia, ginásio, campo de futebol – até a recém-inaugurada estrutura para paintball, não esquecendo, claro, das piscinas. O descanso e relaxamento é garantido pelo spa do hotel, que conta com a marca francesa L’Occitane. Outro espaço que faz parte da estrutura do empreendimento é a capela – ali pode-se celebrar casamentos, mas há missas semanalmente, aos sábados.

Crianças
É possível chutar que, do total de hóspedes do final de semana em que a reportagem esteve no empreeendimento, mais de um terço era criança. Como o Bourbon é um resort de amplas dimensões, levou algum tempo até que os pequenos hóspedes fossem percebidos. Claro, eles andam em bandos, divididos por idades e comandados pela incansável equipe de recreação do resort, que dá conta de entreter os pequenos dia e noite. Uma grande sacada da rede foi a parceria com a Maurício de Souza Produções, que rendeu ao hotel uma área infantil inteira tematizada com os personagens da Turma da Mônica. Ali estão o Cebolinha de pirata na piscina, o Chico Bento e seus amigos tomando conta da horta, a Mônica entre os brinquedos das crianças e até o Horácio no pula-pula.

Flores no lobby
Flores no lobby

* A repórter do Hôtelier News viajou à Atibaia a convite do Bourbon