Bourbon Alphaville Business
(fotos: Juliana Bellegard)

Bairro, distrito ou uma pequena cidade construída no entroncamento de outros municípios, Alphaville é um dos grandes sinônimos de negócios na capital paulista. A presença massiva de empresas de grande, médio e pequeno porte na região gera uma demanda quase natural para a hotelaria: o hóspede corporativo e de eventos precisa de um espaço para acomodar-se e realizar suas reuniões.

O Bourbon Alphaville Business insere-se nesta demanda: sua estrutura com 132 apartamentos combinados com oito salas de eventos que atendem até 300 pessoas faz com que o público da unidade seja "quase 100% corporativo", incluindo clientes e empresas habitués. Essa demanda executiva, no entanto, gera uma "sazonalidade semanal" típica de São Paulo: ocupação alta durante a semana e uma brusca queda na sexta-sábado-domingo.

Este, segundo explica David Brito, gerente geral do hotel, é o grande desafio do Bourbon Alphaville Business.

Por Juliana Bellegard*

O A&B é uma das grandes apostas para o crescimento do hotel em segmentos que não o corporativo. Com o trabalho feito no restaurante, o objetivo do gerente é inserir o empreendimento na comunidade local, fazendo com que ele seja visto como uma opção de gastronomia para os frequentadores da região. 

Neste contexto, destacam-se duas ações: a participação do hotel no Festival Gastronômico Barueri, que aconteceu no último mês de julho, e a implantação da feijoada aos sábados, feita há cerca de um mês. "A feijoada foi além das nossas expectativas em termos de resultados. Até o fim do ano, queremos passa-la de quinzenal para semanal", revela Brito.

Uma característica que se destaca no hotel é seu constante trabalho de melhoria: somente no ano passado, foram realizadas uma revitalização das acomodações, que demandaram cerca de R$ 1,2 milhão; e a criação de um fitness center, com aporte de R$ 100 mil para a compra de aparelhos e adaptação do espaço. Para este ano, outras modificações já estão sendo planejadas nas áreas comuns.

O gerente geral explica que estas modificações devem ter início no final do ano – coincidindo com o período em que a demanda é mais baixa, por conta das férias e feriados de Natal e Ano Novo. restaurante, recepção e foyer da área de eventos estão englobados neste projeto de renovações. 

O primeiro espaço a ser modificado, no entanto, é o bar. Com um aporte de aproximadamente R% 500 mil, a reforma irá anexar a estrutura à recepção, transformando-no em um lobby bar, mais moderno e condizente com as tendências recentes da hotelaria.

Nos próximos anos, o empreendimento terá pela frente outro desafio: a ampliação do parque hoteleiro de Alphaville. Brito conta que há uma série de meios de hospedagem em desenvolvimento por ali, incluindo um Blue Tree, um Best Western, um Adagio e o Grand Bourbon. Com isso, Alphaville terá um aumento de 137% no seu número de quartos. Se, por um lado, isto significa concorrência, por outro lado significa também oportunidade.

Falando mais especificamente do projeto da rede Bourbon, o gerente avalia que a interação entre os dois empreendimentos é um fator positivo. "O hotel trará a demanda de grandes eventos", aponta, referindo-se à estrutura da unidade, que inclui uma área para eventos de 2.888 m² e capacidade para até 2 mil pessoas. Tal espaço ainda é inexistente na região e dá pontos à companhia hoteleira, permitindo que os hotéis atuem em conjunto para atender os eventos.

Atualmente, o Bourbon Alphaville Business atende reuniões, convenções e treinamentos de pequeno e médio porte. Os eventos são parte importante de seus negócios: o hotel contabiliza entre 90 e 100 diárias deste segmento, o que soma entre 60 e 70 eventos por mês. A unidade registra uma ocupação média de seus quartos de 55% – os 100% durante a semana são contrabalanceados pela queda do fim de semana -, e as salas de eventos têm ocupação média de 40%.

Serviço
www.bourbon.com.br

*A reportagem do Hôtelier News hospedou-se no Bourbon Alphaville a convite do empreendimento