Um levantamento realizado pela Booking.com, que atingiu US$ 11 bilhões em reservas no segundo trimestre, apontou que 75% dos brasileiros preferem conhecer lugares novos quando viajam ao invés de repetir destinos. A pesquisa foi realizada com o intuito de descobrir os novos hábitos dos viajantes de cada região do país.

O resultado do levantamento mostrou que os turistas do Sudeste são os que mais optam por novos destinos. A região lidera com 78%, seguida pelos turistas do Sul (77%), Centro-Oeste (74%), Norte (73%) e Nordeste (70%).

O monitoramento dos hábitos dos turistas indicou também que 80% dos brasileiros viajam sempre que podem e que o tempo de planejamento para as viagens normalmente é curto, visto que 36% afirmaram demorar um mês para planejar uma viagem e 23% levam apenas uma semana. Dentre os que preferem um planejamento mais elaborado, os turistas do Norte lideram neste quesito com 17%. Os viajantes do Sul, por sua vez, são os mais rápidos, com 27% deles afirmando que gastam até seis dias para organizarem as férias.

Booking.com: acomodações

Em relação à acomodação, três em cada quatro turistas entrevistados pela Booking.com (76%) declararam que os principais fatores que levam em consideração ao reservar um local são os valores e as condições de pagamento. Os nordestinos são os que mais dão importância para este ponto, com 84%.

Dentre os turistas entrevistados, 57% afirmaram que preferem viajar de avião. Já os viajantes nordestinos disseram que preferem viajar de carro, com um percentual de 52%.

No quesito frequência de viagens, a pesquisa também apontou um resultado animador para o período de retomada das atividades turísticas no Brasil. Dentre os entrevistados, 83% deles afirmaram que viajavam domesticamente a cada três meses no período pré-pandemia, o que é um bom indicador, visto que a impossibilidade das viagens internacionais fez com que os turistas brasileiros voltassem as atenções para o turismo de proximidade.

(*) Crédito da foto: blende 12/Pixabay