De acordo com dados da Similarweb, a Booking.com teve aumento de 4,75% nas visitas globais em junho frente ao mês anterior, totalizando 590,9 milhões. Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 26,6%. Na contramão deste movimento, as visitas no Airbnb diminuíram 1% no período na comparação com maio, atingindo 98 milhões. Por outro lado, houve aumento de 0,72% em relação a junho de 2021.

Os números da Booking.com também superaram o Expedia, que registrou queda de quase 2% nas visitas globais em relação a maio. O crescimento em relação ao mesmo período do ano passado foi pouco significativo, apenas 0,66%, ainda segundo a Similarweb.

“Ao analisar vários pontos de venda do Expedia, ainda continuamos a ver indicadores positivos para viagens de lazer neste verão”, afirma um porta-voz do Expedia Group ao Skift.

Entendendo o crescimento

O relatório da Similarweb estimou que há vários fatores ligados ao aumento das visitas globais da Booking.com, que apontou recentemente aumento do interesse do público brasileiro por viagens na baixa temporada. Entre os principais, está a recuperação da demanda na Europa, onde a empresa tem maior presença. Com o movimento de retomada, que aconteceu mais lentamente em relação aos EUA – onde Airbnb e Expedia são mais fortes – novas oportunidades de elevar os ganhos foram criadas.

Uma pesquisa da Bernstein argumentou que a recuperação das viagens de curto prazo está protegida de fatores como recessão econômica e instabilidade no preço dos combustíveis. “A confiança do consumidor e a renda disponível real podem estar caindo, mas as viagens parecem estar asseguradas por uma combinação de demanda reprimida, excesso de economia e alta do segmento de luxo”, diz o levantamento.

Apesar dos números positivos, a Booking.com ainda não alcançou os níveis de 2019, ano pré-pandemia, segundo relatório do BTIG.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Booking.com