O entendimento da importância de potencializar canais diretos de distribuição não impediu que a Booking.com crescesse no mercado turístico em meio à pandemia. Com números convincentes em reservas e planos para uma fintech própria, a OTA conquistou resultados importantes.

Além de se manter ativa no mercado, a Booking.com conseguiu se tornar uma referência das viagens no momento. A consolidação como canal seguro para empresas depositarem suas fichas fez com que a maioria dos produtos estivessem disponíveis ali.

Mas, o que, levou a companhia à capilaridade atual? Qual a diferença desta para outras agências de viagens online? Um artigo da Phocuswire elucidou algumas dessas questões.

Pagamento

Mesmo não sendo uma prática tão nova assim, a aplicação do cartão virtual da Booking.com e o pagamento online foram importantes para isso. A aplicação da primeira fez com que cartões não aceitados pelos hotéis fossem aprovados pela própria OTA.

O processo facilitou a compra e, por conta disso, hoteleiros passaram a utilizar a cobrança online do site. Vale lembrar que a Booking.com passou a ganhar um comissionamento adicional com este serviço.

Além disso, os hotéis podem utilizar essa modalidade para receber pré-pagamentos das reservas — reembolsáveis ou não. Na prática, isso representa mais uma forma da empresa estar a frente dos negócios do hotel e, eventualmente, oferecer margens mais atrativas ao consumidor do que a encontrada na distribuição direta.

“Parceria” com a Booking.com

A entrada do Preferred Plus na equação também contribuiu para o domínio da Booking.com. A ideia do hotel se tornar um parceiro, por mais conhecida que seja, ainda é atrativa quando existem promessas tentadoras. É o fato da companhia afirmar que estes parceiros aumentam em 74% a visibilidade na plataforma ante membros Preferred — em troca de 5% extras de comissão.

Enquanto o comissionamento do Preferred é 17%, o Preferred Plus (que promete ainda mais visibilidade) é de 22%.

Fidelização

A capacidade da Booking.com de fidelizar e manter clientes ao longo dos anos é, de longe, um dos principais atributos para o bom retrospecto. A companhia entende a importância disso e promove ações para que isso seja cada vez maior.

Desde a flexibilidade até o risco zero para cancelamentos, a empresa se transforma em uma espécie de conselheira do viajante. Além disso, é preciso citar que parte dessa boa adoção do público ocorre em razão do menor número de estratégia assim vindas da própria hotelaria.

No final, a Booking.com é uma grande ferramenta que facilitou e encurtou processos para hoteleiros e hóspedes. No entanto, ainda existe muito que a hotelaria pode aproveitar para também melhorar resultados.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Booking.com