O cerco está fechando cada vez mais para o turismo quando se trata de sustentabilidade. Em busca de tornar o setor menos nocivo ao meio ambiente, players do segmento vêm se mobilizando para adotar práticas conscientes. Em sua mais extensa pesquisa sobre viagens sustentáveis, a Booking.com destaca o crescente desejo por parte dos consumidores em fazer escolhas que beneficiem o planeta.

A plataforma coletou informações de mais de 30 mil viajantes em 32 países, o que resultou no percentual de 71% dos respondentes afirmando que desejam viajar de forma mais sustentável nos próximos 12 meses – aumento de 10% em relação ao levantamento realizado em 2021. Já 81% dos entrevistados confirmam que viagens sustentáveis são importantes para eles, com 50% dizendo que notícias recentes sobre mudanças climáticas os influenciaram a fazer escolhas mais conscientes.

Para esse fim, mais de um terço (35%) dos viajantes globais dizem que os esforços de sustentabilidade de acomodações e fornecedores de transporte desempenham um papel importante em suas decisões de propriedade e transporte, respectivamente.

Cerca de 59% dos viajantes pretendem sair dos lugares que visitados melhor do que quando chegaram. Enquanto 33% revelam que optaram por viajar fora da alta temporada para evitar a superlotação dos destinos. Quase um quarto (23%) pretendem escolher um local mais próximo de suas casas como forma de reduzir a pegada de carbono.

Hospedagens sustentáveis

Mais de 100 mil propriedades em todo o mundo são reconhecidas por seus esforços de sustentabilidade com o selo Travel Sustainable da Booking.com. A mudança é reflexo dos 70% de viajantes globais que afirmam estar dispostos a escolher uma acomodação sustentável. Já 40% contam que procuraram por hospedagens sustentáveis em 2021, enquanto 38% buscam ativamente por iniciativas das acomodações antes de realizar a reserva.

Outros 46% dizem que se hospedaram em uma acomodação sustentável em 2021.Daqueles que experimentaram uma estadia mais consciente nos últimos 12 meses, os motivos para selecionar um variam:

  • 41% disseram que escolheram para ajudar a reduzir seu impacto no meio ambiente
  • Um terço (33%) queria ter uma experiência mais relevante localmente
  • 31% acreditam que propriedades sustentáveis ​​tratam melhor a comunidade

Enquanto 78% dos viajantes globais pretendem se hospedar em uma propriedade sustentável pelo menos uma vez no próximo ano, ainda há muito o que fazer para tornar as opções de estada mais sustentáveis ​​mais fáceis de encontrar para todos.

Daqueles que não ficaram em um meio de hospedagem sustentável no ano passado, 31% disseram que não sabiam que existiam. Embora isso tenha caído 5% em relação a 2021, indicando que a conscientização está crescendo, quase um em cada três (29%) disse que ainda não sabia como encontrá-los.

Mais da metade (56%) admite que não procura ativamente os esforços de sustentabilidade de um imóvel antes de reservar, mas se for facilmente acessível, eles afirmam que o revisarão, o que reforça ainda mais a importância de tornar essas informações de sustentabilidade transparentes e compreensível para um amplo público de viajantes.

Destinos e horários alternativos

Mais de um quarto (27%) dos turistas  entrevistados pela Booking.com optaram por ir para um destino de viagem menos popular nos últimos 12 meses para evitar superlotação. Para viagens futuras, 40% estão dispostos a viajar em períodos mais tranquilos, enquanto 64% revelaram que evitariam destinos e atrações turísticas populares para garantir uma dispersão mais uniforme do impacto e benefícios de sua visita. Quase um terço (31%) estaria disposto a escolher uma alternativa ao seu destino preferido para ajudar a evitar a superlotação.

Por outro lado, 42% lutam para encontrar destinos atraentes e menos lotados e 34% sentem que não é possível encontrar opções de viagens sustentáveis ​​em cidades ou outros destinos turísticos populares.

Conexão com a cultura e as comunidades locais

Uma filosofia regenerativa está influenciando a tomada de decisões, com 59% dos viajantes dizendo que querem deixar os lugares que visitam melhor do que quando chegaram e dois terços (66%) querem ter experiências que sejam representativas da cultura local. De fato, mais de um quarto (27%) diz ter se familiarizado ativamente com os valores e tradições culturais locais em seu destino de viagem antes de suas viagens e um em cada quatro (25%) estaria disposto a pagar mais por atividades de viagem para garantir que eles estão retribuindo às comunidades locais. Apesar do desejo de retribuir e se conectar durante suas viagens, 34% indicam que não sabem como ou onde encontrar atividades ou passeios que garantam que estejam realmente causando um impacto positivo e retribuindo à comunidade local.

Ponto de virada para o transporte

Os viajantes globais estão atentos ao quão longe viajam, como chegam lá e como se locomovem quando estão lá. Um em cada cinco (22%) indicou que pesquisou transporte público e/ou opções para alugar uma bicicleta no destino escolhido. Um em cada cinco (20%) também optou por viajar de trem em vez de carro para distâncias maiores e pouco menos de um terço (30%) diz sentir vergonha de voar por causa do impacto no meio ambiente.

Quando se trata de reservar transporte para suas viagens, 40% procuram ativamente informações de sustentabilidade. Embora 54% revelem que não procuram ativamente opções de transporte mais ecológicos, isso ainda tem impacto no comportamento de reserva e na satisfação do cliente.  Para os 23% que dizem que os esforços de sustentabilidade não desempenham nenhum papel em sua escolha de transporte, saber que a opção reservada segue as melhores práticas os faz se sentir bem, abrindo uma ampla gama de oportunidades para aumentar a consideração por opções menos nocivas ​​em toda a experiência de viagem.

“Com o aumento da pressão sobre nossos recursos naturais e o impacto inegável que nosso modo de vida está causando no meio ambiente, estamos 100% comprometidos em liderar o setor em traçar um curso mais consciente e responsável para o futuro das viagens”, afirma Glenn Fogel, CEO da Booking.com.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Booking.com