É mais do que sabido que a pandemia mudou a maneira de viajar. Diante de tantas transformações, hábitos de consumo se destacaram entre turistas, ligando um sinal de alerta no setor. Segundo levantamento realizado pela Booking.com, 91% dos brasileiros estão planejando retomar suas viagens tomando todos os cuidados e seguindo os protocolos de segurança e higiene, liderando o ranking de 28 nacionalidades pesquisadas neste quesito.

Ainda no mesmo estudo, 52% dos brasileiros preferem evitar certos destinos como forma de precaução. Em contrapartida, 79% dos entrevistados não se restringem a viajar para lugares onde os existem verificações de saúde na chegada como procedimento padrão. Outros 77% não veem problema em usar máscara em público em destinos em que a medida é obrigatória.

Cerca de 67% dos brasileiros esperam que operadoras de viagens e demais fornecedores de serviços descrevam detalhadamente as medidas adotadas, enquanto 50% dos viajantes do país concorda que exibir políticas de limpeza e higiene são essenciais.

O levantamento feito pela Booking.com reitera os dados divulgados ontem (1) pela Interamerican Network. A pesquisa aponta que 35% dos brasileiros colocam a segurança sanitária e protocolos como principal preocupação na hora de viajar entre os seis mercados analisados na América Latina.

Booking.com: mudanças e tendências

Em outubro, a plataforma de viagens listou nove tendências sobre o futuro do setor turístico. Entre os pontos citados, a segurança e limpeza também aparecem como fator decisivo na hora de escolher destinos e meios de hospedagens. Além disso, a Booking.com ainda revela que os turistas estarão mais conscientes, em busca de promover um turismo mais sustentável e de menor impacto.

Vale ressaltar que o brasileiro também está mais atento quanto aos preços, sendo o líder no ranking de 28 mercados pesquisados. Cerca de 78% dos turistas esperam que as empresas auxiliem a retomada das viagens com descontos e promoções.

(*) Crédito da foto: parthposts/Unsplash