Sustentabilidade sempre foi uma preocupação para muitos brasileiros. Como prova disso, por meio do relatório de viagens sustentáveis deste ano, a Booking.com revela que 90% dos brasileiros pretendem viajar de maneira ecologicamente correta pelos próximos 12 meses. O número representa acréscimo de 12 pontos percentuais em relação ao verificado na pesquisa de 2021.

Com participação de mais de 30 mil viajantes de 32 países, o levantamento aponta que o Brasil é o terceiro país que mais considera as viagens sustentáveis importantes (96% dos viajantes), atrás apenas do Quênia e do Vietnã, e empatado com a Colômbia. Logo, não é por acaso que 86% dos brasileiros estão mais propensos a escolher acomodações sustentáveis – estejam ou não procurando especificamente por uma.

Complementando o último dado, 93% dos turistas do país pretendem se hospedar nesse tipo de hospedagem pelo menos uma vez no próximo ano. Além disso, mais de dois terços (65%) dos entrevistados brasileiros declara que medidas adotadas pelas empresas em prol do meio ambiente são cruciais para a tomada de decisão de reservar hospedagem ou serviços de transporte.

Transparência sustentável

Embora os indicadores anteriores demonstrem preocupação com o tema, os números não correspondem à prática, necessariamente. Isso acontece porque essas informações não costumam ser de fácil acesso na hora de realizar as reservas. Não à toa, 41% dos brasileiros admitem que não procuram ativamente pelas práticas sustentáveis de uma propriedade antes de reservá-la, mas que, se essa informação pudesse ser acessada facilmente, iriam analisá-la.

Um dado ainda mais grave mostra que entre os 40% dos brasileiros que não se hospedaram em uma acomodação eco-friendly no último ano, 22% disseram que nem sabiam que elas existiam. Embora a conscientização esteja aumentando, visto que esse número caiu 2 pontos percentuais em relação à última pesquisa, 37% dos entrevistados ainda não sabem como encontrar esse modelo de estadia. O Brasil é o terceiro país mais ignorante quanto a isso, atrás de Hong Kong e Colômbia, e empatados com Índia e China.

Booking.com: selo Viagens Sustentáveis

Como uma possível solução para isso, a Booking.com criou no ano passado o selo Viagens Sustentáveis. Com poucos meses de existência, a certificação conta com mais de 100 mil acomodações, 7 mil delas brasileiras.

Para qualificar automaticamente as acomodações da plataforma com o distintivo, a empresa também utiliza certificações e selos de outras organizações, como GSTC (Conselho Global de Turismo Sustentável), Green Tourism e o EU Ecolabel. Recentemente, a Booking também incluiu as certificações da Green Seal, Nordic Swan Ecolabel, Green Hospitality Ecolabel, Ibex Fairstay, Fair Trade Tourism, LEED e Edge.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Booking.com