Bob SantosSantos já atuava, desde maio de 2018, no MTur

O MTur (Ministério do Turismo) fez uma reformulação em sua estrutura organizacional. Dentro dela, foi criada a Secretaria Nacional e Integração Interinstitucional, que terá Bob Santos como comandante. A nomeação de Santos, que já atuava na pasta, já saiu na edição do Diário Oficial da União. 

O profissional será responsável pela intermediação com outros ministérios e órgãos dos governos municipais, distritais, estaduais e federais. Dessa forma, Santos vai agir, principalmente, na articulação de projetos e parcerias que desenvolvam o turismo. A secretaria terá que se relacionar, por exemplo, com frentes relacionadas ao meio ambiente, cultura e economia criativa.

“Será uma área extremamente estratégica para o MTur, pois dará sinergia com toda a estrutura do governo federal e demais parceiros públicos”, explica Santos. “Estou animado para esse novo desafio com a certeza de que o Turismo reúne todas as condições para liderar um novo ciclo econômico do Brasil”, concluiu.

Além de Santos, outras nomeações foram feitas dentro da estrutura do MTur. É o caso de Aluizer Malab Barbosa do Nascimento, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade; Tárcio Handel da Silva Pessoa Rodrigues; secretário adjunto da Secretaria-Executiva; João Batista Ferreira de Castro, assessor especial do ministro; e Acir Pimenta Madeira Filho, chefe da assessoria especial de RI (Relações Internacionais).

Bob Santos: carreira

Antes de assumir a nova secretaria, Santos respondia pela Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, onde esteva desde maio de 2018. O executivo é graduado em Direito pela UDF (Universidade do Distrito Federal), com especialização em Orçamento Público, Direito Público e Processo Orçamentário. 

Natural de Brasília, Santos trabalhou 27 anos na Câmara dos Deputados, onde desempenhou o cargo de secretário-executivo da Frente Parlamentar do Turismo. Chefiou ainda o gabinete da presidência da Comissão de Turismo e a Comissão Especial do marco regulatório da economia criativa.

Ao fim do primeiro mês de atividade do novo governo, o Mtur começa a ganhar novos nomes. Semana passada, por exemplo, Daniel Nepomuceno foi nomeado secretário-executivo do MTur.

(*) Crédito da foto: Roberto Castro/MTur (Ministério do Turismo)