O número 499 da Rua Borges de Medeiros, localizado no coração de Canela, há mais de 25 anos é conhecido como endereço do Hotel Pousada Blumenberg. A partir de julho, um ciclo se encerra para que outro possa começar. O imóvel, adquirido pelo casal Vilmar Boniatti e Luiza Brocker Boeira, vem passando por um retrofit total para dar lugar ao Blumen Hotel Boutique.

O empreendimento é a realização de um sonho antigo dos proprietários. Luiza é formada em Hotelaria pela Escola Superior de Hotelaria Castelli, mas sua carreira a levou para outros caminhos. Durante 15 anos, a profissional atuou como sócia da Brocker Turismo — empresa de receptivo da Serra Gaúcha. Já Boniatti é arquiteto e empresário da construção civil.

“Nenhum de nós havia, de fato, atuado no segmento. Meu sonho sempre foi trabalhar com hotelaria e, quando surgiu a oportunidade, optamos por comprar o imóvel. A localização é excelente, perto da Catedral de Pedra, então acreditamos que seria o local ideal para abrir um hotel boutique”, explica a proprietária em entrevista ao Hotelier News.

O casal adquiriu o empreendimento em outubro de 2021 e, até fevereiro deste ano, seguiu operando com o nome de conceito da antiga pousada. “Fechamos para realizar uma reforma completa nos apartamentos, recepção, restaurante e também implementamos uma academia. No total, serão cinco meses de obras com investimentos em torno de R$ 2,5 milhões”, revela Luiza.

Blumen Hotel Boutique - abertura - quarto

Suítes são divididas em 4 categorias

Mudança de categoria

O conceito do hotel foi baseado nas viagens dos proprietários e traz uma proposta intimista, com foco principalmente em casais. “Buscamos oferecer o tipo de hospedagem que gostamos de consumir em nossas viagens. São hotéis menores, mais exclusivos e de charme. Até pelo nosso estudo de mercado, este perfil tem sido muito procurado por turistas”, continua a empresária.

Com altas expectativas para a temporada de inverno, o Blumen Hotel Boutique está com reservas abertas para o período a partir de 15 de julho. Neste momento, os proprietários estão trabalhando na divulgação do empreendimento com maior afinco e os resultados já estão surgindo. “As reservas já estão acontecendo e a mudança de nome tem gerado curiosidade. Temos recebido muitas ligações de pessoas pedindo informações e se interessando. A Pousada Blumenberg já era bem avaliada pelos hóspedes, o que foi um fator de peso para a decisão da compra”, explica Luiza.

Após mais de duas décadas funcionando como pousada, o imóvel agora ganha a chancela de hotel boutique. Com o upgrade na categoria, é natural que as tarifas acompanhem a subida. Sem revelar valores, Luiza adianta que haverá um salto significativo de preços após a abertura. “Vamos começar operando em soft opening e, passada essa fase, o plano é aumentar as diárias”.

A equipe do Blumen está quase 100% composta, faltando apenas quatro contratações. No processo de recrutamento, a proprietária reforça o que já sabemos: encontrar mão de obra qualificada segue como um desafio para a hotelaria da Serra Gaúcha. “Fica ainda mais difícil quando você deseja oferecer um atendimento exclusivo, mas estamos selecionando de forma muito criteriosa. Boa parte dos nossos colaboradores não são da região. Nosso governante, por exemplo, é nordestino”, acrescenta a executiva.

Alma de flor

Todo o conceito e decoração do Blumen foi inspirado na flor dente-de-leão, muito comum na Serra Gaúcha. “Dizem que ao soprá-la devemos pensar em um desejo. O nosso é o de bem receber. Somos acolhedores de sonhos e criadores de experiências inesquecíveis”, explica Luiza.

As flores também estão presentes nos 31 quartos do empreendimento. Divididas nas categorias Blumen, Dente-de-Leão, Lavanda e Lírio, as suítes contam com cama queen, enxoval 300 fios e banheira de hidromassagem. As acomodações também contemplam duas opções: Luxo Superior e Luxo. No futuro, existem planos de incluir mais duas UHs.

Os hóspedes terão à disposição amenities da L’occitane Au Brésil e uma garrafa d’água que poderá ser abastecida com água hidromineral da fonte própria do hotel. O Blumen ainda oferecerá um menu de travesseiros, com quatro opções.

Em sua estrutura, o empreendimento ainda contará com academia, sala da lareira, espaço fitness, deck externo, restaurante e spa tercerizado. “Também temos um projeto de construção de uma piscina para os próximos dois anos”, conta Luiza.

Na gastronomia, o café da manhã será uma experiência à la carte, servido da mesa entre às 7h e 11h, e aberto ao público externo. “No segundo semestre, vamos abrir um bistrô que funcionará apenas para o jantar. O espaço servirá pratos internacionais e de gastronomia contemporânea, também aberto aos passantes”, adianta a proprietária.

Com uma concorrência de peso, os empresários sabem que apostar em diferenciais é questão de sobrevivência. Além de contar com o histórico do endereço, o Blumen Hotel Boutique trabalha para que o atendimento seja o destaque da experiência. “Vamos ter um atendimento excepcional, além de oferecer mimos aos clientes durante a hospedagem. São nos detalhes que vamos nos diferenciar”, finaliza Luiza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Blumen Hotel Boutique