O Blue Tree Thermas Lins (SP), que tem investido em ações na plataforma Tik Tok com influenciadores, deu novos passos rumo à sustentabilidade com o lançamento de espaço com horta. O projeto recebeu o nome de Horta das Corujas, visto que o resort, cercado pela natureza, tornou-se habitat de espécies variadas do animal.

Com a iniciativa, os temperos e hortaliças utilizados no restaurante do empreendimento passam a ser colhidos direto da horta. Na primeira etapa, além dos canteiros orgânicos dedicados ao cultivo de PANCs (plantas comestíveis não convencionais) e flores comestíveis, foi implementado um sistema vertical hidropônico com 20 torres automatizadas para o plantio de diversas espécies de hortaliças.

Além disso, a novidade diminui o impacto ambiental causado pela logística de distribuição de alimentos reduz custos e desperdícios, além de fortalecer o consumo consciente a partir de alimentos locais e sem agrotóxicos.

Em comparação ao modelo tradicional, o método reduz o consumo de água em 90%. Outra novidade é que a segunda horta já está em desenvolvimento, seguindo os mesmos princípios da primeira, mas com destaque para os microgreens, ou seja, versões menores e desenvolvidas das plantas.

Operando em consonância com as práticas sustentáveis, o resort oferece para as crianças um passeio pela horta, onde o instrutor apresenta, de forma didática, como funciona o local. Ao final da visita, os jovens recebem um vasinho com uma muda especial, podendo participar também da “Sujerovisk”, brincadeira na qual algumas partes da propriedade ficam sujas propositalmente e o recreador explica sobre a importância da limpeza do meio ambiente.

Para os adultos, é oferecido um tour no qual aprendem como fazer um suco detox com hortaliças colhidas na horta.

Ações complementares

O Blue Tree Thermas Lins oferece também atividades como arvorismo, tirolesa, trilha de quadriciclo, área para pesca, pedalinhos, quadras esportivas, pista de cooper, bicicletas para locação, fitness center, salão de jogos, spa e o Baby Blue, espaço destinado a bebês e crianças de até quatro anos, com brinquedoteca.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Blue Tree Thermas Lins