Três anos se passaram desde que a BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) promoveu seu último roadshow na Europa. Na estrada novamente, a entidade partiu para o Velho Continente com uma comitiva de associados, formada por 16 hotéis e três operadores, além de representantes do Rio CVB e Visit Rio. Na bagagem, a missão de recolocar o país na rota internacional de luxo após a paralisação completa da promoção do país.

Com o avanço da vacinação, controle da pandemia e fim das restrições de viagens, a associação celebrou o reencontro com parceiros e players do setor. No total, foram duas paradas: uma em Londres, no dia 31 de maio, e outra em Paris, em 2 de junho.

Para Simone Scorsato, CEO da BLTA, a retomada da divulgação como destino de luxo está alinhada ao momento de reaquecimento do mercado. Apesar do cenário otimista, ela explica que atrair a atenção de operadores internacionais é um desafio, visto que a promoção do turismo por aqui está parada há anos. “O Brasil praticamente desapareceu do mercado e não temos uma estratégia definida de divulgação internacional”, afirma em entrevista ao Hotelier News.

Ainda que o turismo brasileiro não esteja suficientemente estruturado para promover campanhas robustas, desde o início da pandemia a BLTA vem buscando fazer a sua parte. Reforçando seu propósito de divulgar o país lá fora e nacionalmente, a entidade fomentou diversas iniciativas durante a crise por meio de parcerias com agências, projetos de turismo solidário e manutenção de uma imagem positiva em ações de preservação dos biomas nativos.

“Apresentamos o Brasil com nosso manifesto, mostrando nosso conceito de luxo e o quanto trabalhamos bem durante a pandemia. Destacamos o crescimento do turismo e como nos qualificamos neste período de crise”, acrescenta Simone.

Roadshow

Londres e Paris são os principais mercados consumidores do turismo de luxo no Brasil, segundo pesquisa interna da BLTA. Nos encontros, a entidade enalteceu a retomada do segmento, a qualificação da indústria de hospitalidade, investimentos realizados ao longo dos últimos anos, além de experiências imersivas na cultura local de cada região.

“Tanto em Londres quanto em Paris tivemos lista de espera, e a qualidade dos buyers reunidos só comprova que estamos no caminho certo. Para nós, retomar a presença brasileira no mercado internacional é um desafio contínuo”, afirma Simone.

No Reino Unido, o evento reuniu 71 convidados e contou com a presença da embaixada brasileira. Já a etapa francesa do roadshow recebeu 61 pessoas, entre agentes, operadores e o embaixador Luiz Fernando Serra.

Nos dois encontros os participantes puderam conhecer o perfil dos hotéis que integram a comitiva, seus atributos de luxo e as singularidades de cada destino. Por sua vez, operadores de receptivo ao turista estrangeiro apresentaram ofertas de roteiros de luxo em diferentes biomas brasileiros.

“Nossa presença nesses mercados reafirma a volta do turismo internacional qualificado ao Brasil. É sempre muito bom falar sobre nossos atrativos ao vivo e poder ver nos olhos de nossos clientes o desejo pelo país reacender”, comentou Guto Costa Filho, diretor do Anavilhanas Jungle Lodge e Hotel Villa Amazônia.

No roadshow europeu estiveram presentes os hotéis:

Anavilhanas Jungle Lodge
Caiman
Campo Bahia Hotel Villas & Spa
Casa Brasileira Hotel Galeria Casa Turquesa Maison D’Hôtes
Comuna do Ibitipoca
Emiliano Rio
Hotel Fasano Trancoso
Hotel Unique
Hotel Villa Amazônia
Janeiro Hotel
Nannai Noronha Solar dos Ventos
Nannai Resort e Spa
Pedras do Patacho
Pousada Estrela D’Água
Pousada Trijunção (Cocos/BA).

Agora, a BLTA se prepara para um roadshow nacional e uma ação no mercado norte-americano, prevista para acontecer no segundo semestre de 2022.

(*) Crédito da foto: Divulgação/BLTA