Desde o início da pandemia, a BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) vem articulando medidas para a retomada do turismo. No próximo dia 28, a entidade promoverá seu fórum anual, desta vez em versão online. A proposta é debater os propósitos e desafios do segmento de luxo no país. O evento será em formato de webinars com encerramento dia 11 de novembro.

A abertura está marcada para às 10h, com a participação de Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado de São Paulo, e Gloria Guevara, presidente do WTTC (World Travel & Tourism Council). Na ocasião será apresentado o tema “2020: o ANo do Reset no Turismo”. Em seguida, o Manifesto BLTA será divulgado, contextualizando os três pilares de sustentação da entidade ( autenticidade, diversidade e sustentabilidade). Melissa Oliveira, vice-presidente da associação, abordará os conceitos que norteiam o texto. Já Simone Scorsato, diretora executiva, falará sobre o cenário pré e pós-pandemia. Martin Frankenberg, presidente da BLTA, dará dados do anuários referente a 2019. A cerimônia também será transmitida pelo YouTube.

O evento se estenderá por quatro dias em novembro, por meio de webinars, palestras e diálogos com a participação de especialistas e representantes do ecossistema do turismo. A intenção é refletir, por meio de diferentes percepções, sobre este momento de recomeço do turismo em nível nacional, projetando estratégias para maior visibilidade no mercado estrangeiro. “Este fórum vai debater o segmento de luxo como vetor de desenvolvimento socioeconômico e como estratégia para impulsionar o Brasil como destino global de turismo”, afirma Frankenberg.

Direcionado a agentes e operadores de viagem, acadêmicos, gestores públicos, fornecedores, jornalistas, influenciadores e a todos que se interessam em conhecer melhor esse segmento, o fórum também tem por objetivo apresentar as tendências desse nicho de mercado, ampliar negócios e parcerias para seus 46 associados e reafirmar o posicionamento da marca BLTA. “Compreendemos a importância da união e do associativismo nesse momento como fundamental para solidificar a marca BLTA junto aos nossos associados e ao ecossistema do turismo, fortalecendo nosso posicionamento não só como promotora do Brasil como destino global de turismo de luxo, mas, sobretudo, para contribuir em elevar o nível do turismo no país com corresponsabilidade e consciência de todos nesse momento de retomada da atividade”, diz Simone.

BLTA: o fórum

Ao longo de três semanas a BLTA irá realizar rodadas de negócios e palestras (na plataforma Zoom) que têm como foco o momento da retomada do turismo. Em relação às webinares, são exclusivas para associados e agentes e operadores de viagens e sempre acontecerão entre 14h e 16h45.

Quanto aos Diálogos (serão cinco mesas redondas e abertas à imprensa), irão reunir especialistas alinhados às distintas temáticas de cada uma delas, abrindo espaço para o intercâmbio de experiências e troca de ideias sobre questões que abrangem desde a discussão sobre os desafios e oportunidades criativas para a retomada do setor, assim como o papel do turismo na recuperação e conservação dos biomas brasileiros e as tendências do segmento de luxo no país e no mundo.

Informações programação completa e inscrições estão disponíveis no link.

(*) Crédito da foto: Divulgação/BLTA