BLTA anuncia nome de nova CEO
25 de setembro de 2024Durante assembleia realizada ontem (24) em São Paulo, a BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) anunciou Camilla Barretto como nova CEO, substituindo Simone Scorsato, que está se desligando da entidade após 10 anos para assumir um novo desafio profissional. Na ocasião, também foi aprovado o novo grupo diretivo da associação, que mantem Roberto Klabin como presidente do Conselho.
Os outros vice-presidentes são: Alex da Riva (Cristalino Lodge), respondendo pelo Financeiro; Pedro Tracher (OCanto), Sustentabilidade; Guilherme Padilha (Auroraeco), Relações Institucionais; Bruna Dib (Txai), Comercial; e Manoela Losso (LK Design Hotel), Comunicação. Todos assumem as novas funções em outubro.
“Liderar uma associação tão bem consolidada e reconhecida é uma grande responsabilidade. Pretendo aperfeiçoar processos internos, padrões e critérios para garantir o reconhecimento da excelência dos nossos associados nos cenários nacional e internacional. Além disso, quero contribuir para intensificar a promoção do Brasil como referência em autenticidade, diversidade e, mais do que sustentabilidade, um exemplo de turismo regenerativo”, diz Camilla.
“Hoje, o turismo de luxo é sinônimo de excelência na experiência autêntica por meio de serviços ultrapersonalizados e cuidado com o impacto social e ambiental. Nesse sentido, os integrantes da BLTA traduzem esse conceito em pé de igualdade com os melhores hotéis do mundo”, avalia.
Novos projetos
Entre as propostas apresentadas e validadas para os próximos anos na BLTA, algumas ações terão continuidade, como por exemplo a ampliação da comunicação (nacional e internacional), realização de roadshows pelo país, difusão de conteúdo e compartilhamento de boas práticas sobre o mercado de luxo, além do aumento da presença da entidade e seus associados em eventos, fortalecendo a marca Xodó junto aos segmentos B2C e B2B. O objetivo é, sobretudo, manter a excelência do portfólio, aperfeiçoando processos internos, padrões e critérios.
Em relação aos projetos que deverão ser implementados pela nova gestão em conjunto com os associados, está prevista a realização de uma convenção anual com palestras e debates sobre ESG (Environmental, Social and Governance), participação em feiras do mercado de luxo, promoção de press trips com jornalistas estrangeiros, apoio a formadores de opinião para a promoção da marca Xodó. A implementação de um programa de curadoria em hospitalidade e ESG também integra a pauta aprovada.
Camilla Barretto: trajetória
Paulistana de 49 anos, a nova CEO da BLTA tem 25 anos de experiência no setor, com foco em excelência, passando pela hotelaria de luxo, varejo, treinamento e consultoria, ocupando posições de alta gestão e sendo responsável por recuperações financeiras, elevação de índices de satisfação do cliente e condução de processos de definição de conceito e reposicionamento de marcas.
Camilla é formada em Direito pela PUC-SP e em Hotelaria pelo Senac-SP. Iniciou sua carreira no setor hoteleiro na operação de hotéis e luxo nos EUA e no Brasil, trabalhando na Vail Resorts, IHG Hotels & Resorts e no Hotel Emiliano São Paulo. Durante oito anos, trabalhou como sócia da Mandarina Consultoria e Treinamento, levando a experiência da hotelaria de luxo para empresas de diversos segmentos de mercado.
Além disso, prestou consultoria para a implementação do Barracuda Hotel & Villas em 2018 e 2019 e, ao deixar sua empresa em 2021, assumiu o cargo de diretora de Operações e Desenvolvimento Estratégico do empreendimento, atuando em parceria com a CEO Juliana Ghiotto. Em 2023, passou a ocupar a diretoria de Vendas e Marketing do grupo.
(*) Crédito da foto: Arquivo Pessoal