Blincast - 200 clientes

Ainda que a crise tenha afetado grande parte das atividades econômicas – especialmente aquelas voltadas ao segmento hoteleiro – a Blincast encontrou meios de expandir o negócio. A empresa, que oferece soluções de custom TV, mais do que dobrou seu portfólio de clientes durante a pandemia, alcançado a simbólica marca de 200 empreendimentos operacionais atendidos. E a meta para 2021 é ainda mais ambiciosa.

Em 2018, ano de sua fundação, a Blincast contava com 35 clientes operando com seus serviços. Em junho de 2020, esse número saltou para 84. Mas muito se engana quem pensa que crescimentos relevantes são obra do acaso. Thiago Paiva, CEO da companhia, explica que há desafios em diferentes ângulos de visão.

“O empreendedor precisa estar atento à gestão de pessoas, satisfação do cliente, geração de caixa e ainda ser atraente para provedores de capital. Somos uma empresa que em três anos conquistou 200 clientes num business de capital intensivo. Na pandemia, as dificuldades ficaram ainda mais latentes. Por isso, agradecemos muito aos investidores por acreditarem no nosso negócio mesmo em um momento tão complicado”, destaca o executivo.

E, na Blincast, dia de meta alcançada é dia de dobrá-la! A empresa planeja chegar aos 400 clientes no final de 2022 (250 no final de 2021). “Nossa meta é continuar crescendo e atendendo com qualidade. Conseguimos superar todos os desafios com responsabilidade, humanizando ainda mais a relação com colaboradores e clientes. A pandemia nos desafiou a entregarmos mais valor, e não fugimos dessa responsabilidade”, acrescenta Paiva.

Blincast - gráfico

Blincast: o olhar do investidor

Ainda dando seus primeiros passos, lá em 2019, a startup chamou a atenção de Luciano Neves, um dos sócios da Bee Cap. O empresário apresentou a proposta da Blincast a Cláudio Brandão Silveira, co-fundador da empresa. Ali, começaria uma relação de parceria e investimentos que se perpetua até os dias de hoje.

“Vimos no primeiro ciclo da empresa a oportunidade de escalar através da redução de custos e da melhoria relevante na qualidade do serviço de TV. Isso se mostrou acertado no segmento de hotéis, assim como para hospitais e houses que agregamos ao portfólio a partir de 2020. Ao alcançar 200 unidades instaladas, nos quase 44 mil quartos, nos qualificamos para o segundo ciclo, com mais tecnologia e no acréscimo de negócios complementares e sinérgicos”, pontua Brandão.

Reforçando a fala de Paiva, o investidor salienta que a expansão da carteira de clientes requer organização, disciplina, time consolidado e estrutura adequada de capital. “A empresa conta com sócios com larga experiência em grandes corporações, que se dispuseram a participar das decisões, apoiar a administração e apoiar financeiramente o crescimento, mesmo na crise”, complementa.

Os próximos passos

Com esta etapa de objetivos concluídos, a Blincast inicia uma nova fase em sua trajetória. Segundo o CEO, ao mesmo tempo que mantém um arrojado plano de crescimento, abre também espaço para a diversificação de produtos. “A meta era alcançar os 200 clientes em 2020, mas a pandemia deslocou um semestre, principalmente pelos justificados protocolos de segurança que rigorosamente adotamos junto com nossos clientes. Agora, focamos em melhorar ainda mais nossos serviços, elevar a diversidade e qualidade dos canais oferecidos, trazendo novas tecnologias”.

Vale ressaltar que o crescimento veio com a satisfação dos empreendimentos que operam com os serviços Blincast. Alguns hotéis, por exemplo, chegaram a sinalizar redução de 40% em custos com TV, o que reflete uma estratégia de valor ao cliente. Combinar qualidade e preço é possível, e está refletido no que a empresa vem alcançando. Agora é hora de pensar em rentabilizar a TV.

“Novos projetos estão em desenvolvimento. O aparelho será a cada dia menor custo e mais um veículo de renda”. Outro ponto relevante foi a diversificação da carteira de clientes, que hoje é composta em 15% por hospitais – o que foi fundamental para assegurar o crescimento da empresa”, afirma Paiva.

Investindo em tecnologia e acreditando em pessoas, a Blincast parte para uma nova etapa dos negócios, consolidando sua presença no mercado de TVs customizadas. Para alcançar patamares mais elevados, Brandão acredita que a visão do cliente deve sempre predominar nas decisões da empresa. “Sabemos que os clientes serão mais exigentes, mais conectados, mais ávidos por espaços ágeis e funcionais. Temos que ser empáticos, pensar antes e junto com eles”.

(*) Crédito das imagens: Divulgação/Blincast