Ainda não está na hora, mas empresas começam a preparação para a Black Friday. Também impactada pela pandemia da Covid-19 em certa medida, a data comercial teve que se ajustar à nova realidade – e uma demanda muito maior. Com a compra online ganhando destaque durante o período de isolamento, o brasileiro adquiriu novos hábitos de consumo (cada vez mais digitalizados). Então, o que fazer para garantir mais tráfego e vendas para o seu site? Análise publicada pelo G1 mostra, por exemplo, que condições de pagamento e experiência de compra costumam definir a preferência do cliente.

Além disso, a pesquisa mostra que inclusão, questões sociais e conservação do meio ambiente também estão em destaque na mente de quem compra. O desconto continua uma engrenagem importante, mas deve ser complementada por outros fatores. Para o período, é claro que marcas que se posicionam sobre essas pautas também precisam – e devem – integrar o modelo de negócio à tecnologia. Segundo o relatório, 80% dos entrevistado comprou por meio de canais alternativos, como mídias sociais e até WhatsApp (que agora tem ferramenta de pagamento). O consumidor quer flexibilidade e busca isso, principalmente, na forma de fazer sua compra.

O levantamento perguntou aos consumidores o que é mais relevante no momento de optar por produtos ou marcas na compra. A escala de 1 a 5 (nada a muito importante) ficou da seguinte forma:

  • Boa experiência de compra: 4,4
  • Meio ambiente: 4,3
  • Questões sociais: 4,1
  • Inclusão social: 4,1
  • Qualidade (e preço alto): 3,9
  • Igualdade de gênero: 3,7

Black Friday é experiência

Como já citado, a realidade trazida pela pandemia serviu para fortalecer às compras online. Um dados da pesquisa feita pelo G1, por exemplo, mostra que 30% dos consumidores começaram ou aumentaram passaram a usar mais esse canal. Outro recorte é que chama atenção é que 24% destes querem manter esse processo. No entanto, para atender à essa fatia dos consumidores, empresas e marcas não podem esquecer de que a digitalização não exclui a experiência envolvida na jornada do consumidor.

Neste caso, gerar experiência é pensar em bons preços em comparação às lojas físicas, oferecer filtros de produtos e ser flexível com o pagamento (pensar no PIX, por exemplo). Estas e outras métricas, ao final, servem para uma boa avaliação do canal digital, importante para ser bem quisto por consumidores (média 4,3 aos entrevistados). O atendimento humanizado também é algo procurado nas lojas online (4,1).

Hotelaria

As empresas do setor hoteleiro também aproveitam o período para melhorar a ocupação. Dessa forma, é possível ver Grupo Amarante, Decolar, Hot Beach e Pmweb, por exemplo, aproveitando a Black Friday e lucrando mesmo em meio à crise. É a comprovação da força dos canais de venda digitais dentro do segmento tradicional que é a hotelaria.

(*) Crédito da foto: Unsplash