Como a hotelaria brasileira em geral durante a pandemia, o Belmond Copacabana Palace também teve dificuldades. Após ficar 132 dias com operações paralisadas no ano passado, o empreendimento vê melhora de performance este ano. Janeiro, por exemplo, foi o melhor mês desde a reabertura, informa o Ulisses Marreiros, gerente geral do clássico hotel carioca.

“Nesse período, recebemos principalmente europeus e norte-americanos por conta do inverno do Hemisfério Norte. Por estarem impedidos de viajar ao exterior, brasileiros também aproveitaram o hotel”, explica Marreiros, no cargo desde o início do ano, quando substituiu Andrea Natal.

Ulisses Marreiros, gerente geral do Belmond Copacabana Palace

Marreiros: demanda de cariocas aumentou na pandemia

O executivo português afirma que outro saldo positivo é o aumento da média de tempo de estada. Até o momento, o índice está em três noites por hospedagem, o que reforça também uma ligeira mudança do comportamento do consumidor em função da pandemia.

O agravamento da pandemia em março também marcou um capítulo importante para o Belmond Copacabana Palace. As restrições impostas à população foram prejudiciais para a retomada que se desenhava no segmento.

“Os resultados estabilizaram, mas o grave atual momento ocasionou uma redução no público internacional. Em contrapartida, o mercado nacional se acentuou aos finais de semana e feriados”, pontua Marreiros. No cenário doméstico, ele ressalta que houve aumento da demanda dos próprios cariocas e fluminenses.

Em relação ao ano passado, o Belmond Copacabana Palace fechou com uma receita 55% inferior a 2019, em linha com o que se viu no mercado hoteleiro nacional. Parte disso tem relação com o longo período fechado. Como citado acima, ao todo, foram 132 dias com atividades paralisadas.

Perspectivas do Belmond Copacabana Palace

De forma sucinta, a expectativa para o empreendimento em 2021 é tímida e pé no chão, de acordo com as condições atuais do mercado hoteleiro no país. Por isso, o gerente geral prevê incremento de cerca de 20% no faturamento em relação ao ano passado.

“Nós temos o otimismo de que o primeiro trimestre de 2022 já traga valores próximos da ocupação pré-pandemia ao Belmond Copacabana Palace”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Belmond Copacabana Palace