Localizado em Aquiraz (CE), o Beach Park recebeu recentemente a certificação Lixo Zero pela gestão de resíduos. Atualmente, o parque aquático faz a destinação correta de 95,2% dos resíduos gerados durante a operação. O documento tem objetivo de atestar a eficiência das ações de gestão de resíduos sólidos de marcas e empresas, sob as premissas estabelecidas pela Zero Waste International Alliance.

A iniciativa do empreendimento em relação ao lixo evita o direcionamento de sobras de materiais – metal, plástico, vidro, coco seco, orgânicos, lâmpadas, restos de materiais de construção civil e palha – para aterros e incinerações.

A certificação recebida pelo Beach Park também inclui um índice de boas práticas referentes a ações sociais. Atualmente, o parque possui classificação no nível A, a mais alta.

“O Aqua Park se adequou ao longo dos anos para conseguir o máximo de aproveitamento e correto encaminhamento de resíduos recicláveis e orgânicos, com a redução quase completa desses materiais, evitando o envio para aterros sanitários ou incineração. Além de receber a atual Certificação Lixo Zero, o empreendimento já é certificado na ISSO 14.001/2015, de gestão ambiental”, explica Raissa Bisol, gerente de Sustentabilidade do Beach Park.

Práticas sustentáveis

O Beach Park também criou um comitê interno com o objetivo de acompanhar a certificação Lixo Zero, promovendo encontros mensais para monitoramento das ações voltadas para o tema, com participantes voluntários.

Além disso, outras práticas são realizadas rotineiramente, como ações de limpeza no litoral, ação na qual o Beach Park participa com a Associação Pordunas, Prefeitura de Aquiraz e a comunidade local. Foram mais de 60 operações de limpeza durante os últimos oito anos, com mais de 130 toneladas de resíduos retiradas da praia.

“Essas ações de cuidado ao meio ambiente objetivam despertar o consumo consciente, a coleta seletiva e o descarte correto dos resíduos. A temática ambiental é também disseminada entre as crianças da região por meio de projetos e ações de educação ambiental em escolas públicas de Aquiraz”, explica Raissa.

Além disso, também são desenvolvidos projetos que visam a prevenção aos impactos ambientais. Uma dessas iniciativas é a compostagem, realizada em parceria com uma usina do estado. No processo, são compostados resíduos verdes como palhas, troncos de coqueiros, entre outros. Até então, já foram compostadas 129,5 toneladas de resíduos. A expectativa é chegar a 837 toneladas até outubro deste ano, fase final do projeto.

Por fim, o empreendimento também tem promovido capacitação das equipes do parque aquático, além de participação em iniciativas de preservação à fauna marinha, como tartarugas e mamíferos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Beach Park