A B&B Hotels chegará em breve à marca de 10 unidades em operação no país com a confirmação de um projeto em Campinas (SP). O hotel ficará dentro do terreno do Parque D. Pedro Shopping, próximo ao Expo D. Pedro, centro de convenções do complexo. Para o desenvolvimento do hotel, a rede francesa fechou parceria técnica e comercial com a Modularis para fazer um piloto com o modelo construtivo da empresa, que acelera a entrega em até 50% do tempo se comparado a uma obra tradicional.

Como em outros projetos da B&B Hotels no país, a empresa entra como co-investidora juntamente com a SPK – a Aliansce Sonae Shopping Centers é a dona do complexo. Além disso, a rede francesa fecha um contrato de locação com os proprietários, com valores fixo e variável. “É um modelo que, na pandemia, mostrou-se muito resiliente. Sofremos como todo o mercado, mas renegociamos com nossos parceiros e conseguimos suportar bem o baque”, afirma Olivier Coustet, CEO da B&B Hotels Brasil.

Segundo Coustet, a B&B Hotels aguarda o desenrolar da pandemia para acelerar o desenvolvimento de outros seis hotéis pelo país. “Está tudo relativamente engatilhado, com as unidades concentradas no interior de São Paulo e no Rio de Janeiro”, revela. Entre as praças que devem ganhar unidades da rede estão os municípios paulistas de Presidente Prudente e Franco da Rocha.

B&B Hotels e Modularis

A parceria entre as duas empresas prevê estudos para o desenvolvimento do primeiro hotel econômico modular do Brasil. Neste modelo construtivo, também conhecido como offset, os quartos são produzidos em módulos e em escala industrial na fábrica da Modularis, localizada em Itupeva (SP). Posteriormente, as unidades habitacionais são transportadas até o local da obra, onde ocorre a montagem. Um protótipo exclusivo para o hotel da B&B Hotels foi criado pela Modularis em parceria com a Michaellis Arquitetos (fotos da matéria).

B&B Hotels - parceria Modularis_Campinas_interna

Projeto do apartamento é assinado pela Michaellis Arquitetos, de Thomaz Michaellis

 

“É uma oportunidade interessante. O offsite reduz a exposição do investidores e faz a conta fechar mais facilmente. Campinas será um bom teste para todos nós. Sendo um sucesso, vamos avançar”, observa Coustet. ““Queremos unir os benefícios da entrega rápida e ecológica da construção modular ao modelo enxuto e de alto desempenho da B&B Hotels. Quanto mais rápido iniciamos a operação de nossos empreendimentos, mais rápido podemos garantir o retorno aos nossos investidores”, completa.

A Modularis atua há mais de 10 anos na construção offsite para grandes indústrias e, com a chegada de Paulo Salvador ao comanda da empresa, está tateando os mercados residencial e hoteleiro. Salvador, por sinal, diz que a parceria com a B&B Hotels se estende ao desenvolvimento conjunto de estudos de viabilidade nos projetos de greenfield já assinados.

“Estamos abrindo um enorme espaço de oportunidades para a retomada do setor hoteleiro. Estamos buscando parceiros com um modelo de desenvolvimento que permita usufruir das vantagens do offsite. A B&B Brasil tem a agressividade necessária para rapidamente implantar uma dezena de novos hotéis em tempo recorde”, afirma Salvador.

As oportunidades de negócio, contudo, não param aí, afirma o executivo ex-Accor, Intercity e Omnibees. Segundo Salvador, a companhia de origem francesa vem se preparando há mais de dois anos para atender à demanda para construção de hotéis, student living e hospitais. “Nos mercados mais maduros, a construção de hotéis com a tecnologia modular consegue ser até 20% mais barata. Esse é nosso intuito no futuro: fazer hotéis mais rápidos e mais baratos”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Michaellis Arquitetos