Foi realizado hoje (28), de forma online, o lançamento do projeto Barra na Palma da Mão. Segundo o trade local, a iniciativa surgiu com o intuito de proporcionar maior desenvolvimento econômico, cultural e social ao município de Barra de São Miguel (AL), que iniciou desse junho já está com as praias reabertas ao público.

O projeto foi apresentado por Irênio Rocha, secretário municipal de Turismo, e Marcelo Rodrigues, CEO da Ideia Virtual, desenvolvedora da iniciativa. Segundo Rocha, uma análise baseada em informações de diversos mercados, identificando tendências e dificuldades encontradas para conectar o visitante à cidade, foi feita para balizar todo planejamento.

“A ideia é promover e divulgar nossa história, nossa cultura, a religiosidade, a gastronomia e todas as experiências que podem gerar o turismo de forma inclusiva. Este projeto funcionará também como um agente de desenvolvimento, no sentido de captar demanda para nossa cidade, atraindo visitantes e investidores a vir para Barra de São Miguel”, pontuou.

Durante a apresentação do projeto, que ainda está em fase de finalização, o secretário falou acerca do conteúdo trazido pela plataforma, como informações a respeito da localidade, opções de entretenimento, hospedagem e acesso a serviços de vendedores ambulantes que estiverem devidamente cadastrados.

“Este prestador de serviços não terá nenhum custo para estar na plataforma. Basta estar registrado, com seus tributos e termo permissionário em dia, para que ele possa usufruir do mundo digital a seu favor”, ressaltou o secretário.

No Barra na Palma da Mão, o turista também poderá avaliar a hospedagem por meio de um formulário de satisfação online, que ficará à disposição do hoteleiro. “Isso poderá ser feito ainda durante a hospedagem e o hotel terá acesso a essas informações em seguida. Com isso, poderá atuar na correção de eventuais problemas e, consequentemente, gerando reputação positiva”, disse Rocha.

A plataforma é totalmente automatizada, facilitando processos como pedir conta em um restaurante, chamar o garçom, dar feedbacks, ter acesso a promoções, dentre outros. Há ainda a opção para os estabelecimentos cadastrados realizarem doações de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Segundo o secretário, a ferramenta permitirá ao turista solicitar passeios por diversos pontos turísticos da região, que são apresentados por meio de vídeos e textos no menu Momentos Memoráveis. Além disso, será possível comprar pacotes de viagens para ocasiões posteriores, como as festas de final de ano, por exemplo.

Utilidade pública

Além dos serviços relacionados ao turismo, a plataforma também trará informações sobre a pandemia em tempo real, para que turistas e prestadores de serviço se sintam mais seguros para realizar suas atividades.

A ferramenta também contará com um banco de talentos, no qual serão cadastrados currículos de pessoas que buscam inserção no mercado de trabalho da região. Lá, os prestadores de serviço terão acesso aos perfis cadastrados e assim realizar contratações.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News