A região da Baixada Santista, litoral de São Paulo, registrou ocupação hoteleira abaixo do previsto durante o feriado de 12 de outubro. A expectativa do setor hoteleiro da região era atingir 90% do indicador, mas a média permaneceu em 78%.

De acordo com o SinHoRes (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista), a chuva e o frio estão entre os fatores que corroboraram para que a ocupação não atingisse a média esperada, visto que não fez sol em nenhum dia do feriado prolongado, o que desmotivou os turistas.

“Essa expectativa do sol no meio da semana caiu. Com isso, caíram também as reservas e a ocupação. Mesmo assim, com esse tempo muito ruim, conseguimos em média 78%, mais nas pequenas pousadas e menos nos grandes hotéis”, disse Heitor Gonzalez, presidente da entidade, em entrevista à TV Tribuna.

Baixada Santista: ocupação supera anos anteriores

Ainda de acordo com Gonzalez, a vontade de sair de casa fez com que muitas pessoas, mesmo com tempo ruim, buscassem atividades durante o feriado, o que vem sendo crucial para o setor neste período de retomada.

“A avaliação é boa. Normalmente, se avaliarmos os anos passados, com essas mesmas condições de tempo na região, não passaríamos de 55% ou 60% de ocupação nos hotéis”, explica.

Ele afirma também que os turistas que visitam a região em feriados normalmente são pessoas que moram até 400 quilômetros de distância da Baixada Santista. O presidente da entidade aponta que a expectativa é boa para os feriados de novembro. De acordo com um levantamento realizado pela Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagem), 84% dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros têm como destino praia, o que volta as atenções para a região.

“Vamos ver se, em novembro, o deus do sol nos propicia um tempo melhor para que a gente atinja essa marca”, finalizou.

(*) Crédito da foto: Divulgação/SinHoRes