Pela segunda vez, a pandemia atrapalha as festividades de Carnaval, obrigando cidades a adiarem ou até mesmo cancelarem desfiles e blocos de rua. Contudo, o feriado prolongado persiste, favorecendo atividades e destinos que provoquem menos aglomeração. Segundo uma pesquisa realizada pelo SINHORES (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira), a expectativa do setor hoteleiro da região da Baixada Santista é de 84% de ocupação no período.

O levantamento, realizado na última quinta-feira (17), analisou mais de 1,8 mil hotéis e pousadas de Santos, Guarujá, Bertioga e Praia Grande, revelando procura modesta em relação a anos anteriores.

“A crescente contaminação causada pela variante ômicron e as condições do tempo são fatores relevantes para decidir uma viagem e, por isso, as buscas e reservas devem aumentar consideravelmente esta semana”, relata Heitor Gonzalez, presidente do SINHORES. Por enquanto, a taxa de reservas confirmadas segue na faixa de 50%.

Além da pandemia, o clima é fator determinante para a concretização da expectativa. Por conta da chuva e do frio, a Baixada Santista não atingiu a taxa de ocupação estimada para o feriado de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) do ano passado, por exemplo.

Passaporte Santista

Como incentivo para atingir bons resultados para o feriado, a Sectur (Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo) criou um passaporte para turistas que optarem pela cidade de Santos como destino neste Carnaval. Visitando todas as 12 atrações turísticas participantes, o viajante recebe uma sacola customizável de brinde.

O passaporte será distribuído gratuitamente nas atrações selecionadas, além de hotéis credenciados e PITs (Postos de Informação Turística). Para comprovar as passagens, o turista deverá solicitar o carimbo nos locais visitados. Ao completar todo o percurso, a retirada do brinde poderá ser feita no Museu Pelé, de terça a domingo das 13h às 16h.

(*) Crédito da foto: Roberto Cassimiro/MTur