A Baixada Santista segue com boas expectativas de ocupação para os feriados em 2022. A hotelaria da região espera ultrapassar a marca dos 90% de quartos reservados nas datas da Páscoa e Tiradentes, ambos celebradas em abril. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira), a média das reservas para a Páscoa gira em torno de 60%. Enquanto que, para o feriado de Tiradentes, a taxa já se aproxima dos 50%.

Realizado em hotéis e pousadas nas cidades de Santos, Guarujá, Bertioga e Praia Grande, o levantamento conta com amostragem de mais de 1,5 mil acomodações, com capacidade para atender mais de 3 mil pessoas.

“Neste momento o cenário é muito positivo. O aumento da vacinação, com consequente diminuição expressiva nos casos de covid-19, garante um pouco mais de segurança e liberdade para os turistas que querem aproveitar o descanso no litoral”, enfatiza Heitor Gonzalez, presidente do Sinhores. “Se a previsão do tempo ajudar, os feriados de abril certamente serão importantes para o processo de recuperação do setor.”

Vale ressaltar que o clima cumpre papel decisivo para cumprir as expectativas da entidade. Em 2021, a Sinhores previu 90% de ocupação para o feriado de 12 de outubro, mas por conta da chuva e falta de sol, o índice ficou em 78%.

Tendências

Turismo de experiência, turismo gastronômico e autocuidado são as principais tendências pós-pandemia, segundo projeções da Revista de Tendências do Turismo, produzida pela SNDTur (Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo). De acordo com o boletim, estas atividades devem impulsionar a retomada do setor ao longo de 2022.

Uma das prioridades dos viajantes é o contato direto com a natureza. Praia, sol, áreas verdes e ações de ecoturismo são pontos importantes para a escolha do destino e da hospedagem. Além disso, muitos turistas viajam em meio ao home office, logo estrutura para tal pode ser um fator determinante para grande parte do público na hora de decidir a estada.

Para o presidente da Sinhores, além das experiências pelos biomas brasileiros que se encontram pela região, os estabelecimentos têm se empenhado em proporcionar um atendimento mais completo, com o objetivo de fidelizar clientes nas cidades do litoral paulista. “Com as belezas e o clima da região, com estabelecimentos aconchegantes e com infraestrutura completa, o turista encontrará tudo o que precisa para uma viagem proveitosa e relaxante”, finaliza Gonzales.

(*) Crédito da foto: Gino Pasquato/SINHORES