Nos próximos 13 dias, nove cidades que compõem a Baixada Santista estarão em lockdown. O termo, que se tornou recorrente em muitos estados e municípios brasileiros como medida plausível de combate a pandemia da Covid-19, é colocado em prática a partir de hoje (23) até o domingo de Páscoa, 4 de abril.

As medidas refletem o “feriadão” estabelecido pelo prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), na semana passada, para a capital. A decretação do lockdown, portanto, visa inibir que paulistanos desçam a serra desenfreadamente e aumentem a circulação nos municípios litorâneos. Outras cidades, como Rio de Janeiro e Niterói (RJ), também endureceram restrições como forma de tentar frear a escalada do novo coronavírus.

A lista de locais que estarão sob o regime inclui Bertioga, Cubatão, Itanhaém, Guarujá, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. Alguns dos municípios, decidiram, por exemplo, por limitar o horário de funcionamento do transporte coletivo (ônibus), buscando diminuir ainda mais a circulação de pessoas.

Contudo, no transporte, as regras variam. Veja as especificidades:

  • Bertioga: Não haverá redução da frota ou mudanças;
  • Cubatão: com funcionamento todos os dias, o transporte opera apenas das 5h às 9h e das 16h às 20h30;
  • Itanhaém: definiu-se que, até sexta-feira(26), ônibus circularão normalmente até 20h30. No sábado, funciona apenas das 6h às 10h, e domingo (28) não circula. A situação para dias seguintes será analisada;
  • Guarujá: a prefeitura ainda não definiu como será o funcionamento de ônibus;
  • Mongaguá: transporte municipal será mantido;
  • Peruíbe: atuação será com 50% da frota, adequando horários e circulação;
  • Praia Grande: transporte público será feito apenas para passageiros (sentados) com motivos de aquisição de medicamentos, produtos e serviços essenciais, atendimento ou socorro médico de pessoas ou animais, embarque e desembarque em terminal rodoviário, situações de emergência, prestadores de serviços ou atividades essenciais, atividades físicas individuais entre 5h às 8h e 17h às 19h30. A prefeitura cobrará apresentação de documentos que comprovem cada situação;
  • Santos: transporte coletivo apenas em dias úteis e em horários específicos (5h30 às 9h30 e 15h30 às 19h30) para quem atua em serviços essenciais. A circulação desses modais está restrita para fins de semana e feriados.
  • São Vicente: o transporte de ônibus funciona de segunda a sexta-feira, entre 6h e 9h e das 17h às 20h somente para profissionais dos serviços essenciais.

Baixada Santista: hotelaria

De acordo com o Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista), o desrespeito as medidas de isolamento impostas pelas cidades resultará em duras consequências. O valor da multa pode variar entre R$ 300 e R$ 10 mil, com fiscalização feita pela Polícia Militar, Guarda Municipal e agentes do Procon-SP.

Para hotéis e meios de hospedagem em geral, a ordem é que o atendimento seja feito somente para clientes corporativos. As áreas de lazer e recreação devem estar fechadas, além da proibição do serviço de drive thru proibido durante o período.

(*) Crédito da foto: Gabriel Ramos/Unsplash