Matéria publicada originalmente no site Que Gostoso!, de Claudio Schapochnik

Numa das esquinas mais movimentadas da Vila Madalena (Zona Oeste de São Paulo), na esquina das ruas Fradique Coutinho com Inácio Pereira da Rocha, o restaurante Baião Cozinha Nordestina inaugurou a terceira casa na capital paulista. A abertura oficial ocorreu na quinta-feira (8), e a reportagem do Que Gostoso! esteve presente. Os dois outros estabelecimentos ficam no Pacaembu, também na Zona Oeste, e no Centro de Tradições Nordestinas, no Bairro do Limão, na Zona Norte.

A abertura é uma boa, visto que há uma pandemia de Covid-19 que fez muitas vítimas fatais no setor da Restauração Brasil afora e também na Vila Madalena.

No alto um dos pratos mais pedidos da casa, a carne de sol e, acima, o salão

 

Trio musical nordestino em cerâmica: artesanato por toda a casa

 

Painel digital, balcão e a bodega, onde é possível comprar produtos de comer e beber típicos do Nordeste

 

O novo Baião ocupa um imóvel com um salão bem grande, onde ficam as mesas, os banheiros, um palco para apresentações musicais e a cozinha. Tudo muito colorido, dinâmico e com guarda-chuvas do frevo pernambucano pendurados em parte do teto.

No salão, duas partes têm o teto retrátil. Ideal para abrir nos dias de sol e calor e, à noite, para dar uma refrescada no ambiente. A decoração é baseada na arte do cordel, uma referência à origem do restaurante, e há ainda objetos do folclore nordestino por todos os lados. Destaques para um retrato enorme e bem bonito do rei do baião sorrindo, o músico Luiz Gonzaga (1912-1989), e um painel digital bem em cima do bar.

A nova casa tem ainda um balcão com ostras frescas e uma bodega, onde os clientes podem comprar produtos de comer e beber e utensílios, como a cuscuzeira, típicos do Nordeste.

O painel que retrata Luiz Gonzaga

 

O painel digital da casa, que mostra a porção de acarajé aperitivo

 

Porção de pastéis de carne seca com queijo coalho e geleia de pimenta

 

Baião Cozinha Nordestina

Restaurante também serve ostras

 

Os garçons e as garçonetes, bem atenciosos, se vestem de uniformes caracterizados de Lampião e Maria Bonita. A capacidade de atendimento chega até 120 pessoas, seguindo as regras de distanciamento necessárias atualmente por causa da pandemia.

Com entrada pela rua Inácio Pereira da Rocha, o Baião tem um pequeno salão reservado para as pessoas que desejam um lugar mais intimista e sem a música ao vivo. Segue a mesma decoração e o cardápio. É possível ainda retirar acarajés e tapiocas no balcão. O restaurante também monta mesas nas calçadas.

Espaço mais reservado, sem música, que fica na rua Inácio Pereira da Rocha

 

Mais peças decorativas artesanais nordestinas na casa

A entrada do espaço mais reservado, com as pinturas ao estilo de cordel

BAIÃO COZINHA NORDESTINA: MENU

Assinado pelo chef Joaquim Souza, O cardápio da casa segue o mesmo das demais casas: petiscos, entradas, pratos principais e sobremesas típicas do Nordeste, seja do sertão ou do litoral. Tudo servido com fartura. Para beber, há drinques, cervejas, caipirinhas, sucos e outras bebidas.

Entre outras opções há baião de dois, moqueca e ensopados, acarajé, carne de sol (há versões que levam picanha e filé mignon), carne seca na nata, rabada, feijão de corda, bobó de camarão e frutos do mar.

A garçonete Mônica, que serviu os mini acarajés aos convidados da abertura oficial do restaurante

 

Mais pastéis com o vinagrete da casa: bom demais!

 

A moqueca de peixe que comi: chegou fumegante à mesa

 

O menu da noite de ontem

No happy hour, boas dicas são as porções de mini acarajé e pastéis de carne seca com queijo coalho e de bobó de camarão. Todos muitos bons se acrescentados da pimenta da casa.

Na noite de ontem, dentro do cardápio da celebração de inauguração, comi a moqueca de peixe, que estava muito boa. Já provei a mesma na unidade do Pacaembu. Também provei o baião de dois. Excelente sabor e bem temperado. Para beber fui de cerveja tipo pilsen. Tudo estava muito bom.

O baião de dois com a carne de sol e suco

 

A logomarca da casa

 

O sócio da filial do Centro de Tradições Nordestinas e gerente de Operações dos três restaurantes, Oscar Morais, José Lourenço e o filho, Júnior Lourenço, sócio das três casas, na noite da abertura na Vila Madalena

Apenas o volume do som das bandas que se apresentaram no local precisa ser bem mais baixo. Na noite de ontem, enquanto tocavam, não dava para conversar. Era só o som parar que dava para bater papo numa boa. É necessário encontrar o bom senso. Só isso.

Trata-se de uma casa linda, com bom atendimento e pratos que retratam os vários sabores do Nordeste, servidos fartamente e com beleza aos olhos. Recomendo.

Espaço para as mesas na calçada e a pintura estilo cordel na parede

 

Dadinho de tapioca e outros acepipes com cerveja, que foram servidos na inauguração

 

Camila e Ângela Karam, ambas jornalistas do site Turismo SA e minhas amigas, e eu posando no painel da casa: ótimo reencontro

 

SERVIÇO
Restaurante Baião Cozinha Nordestina
Rua Fradique Coutinho, 888, Vila Madalena, São Paulo/SP
Abre diariamente para almoço e jantar
Há serviço de entrega e retirada
Instagram

(*) Crédito das fotos: Claudio Schapochnik/Que Gostoso