bahia- turismo854 mil turistas devem curtir o Carnaval em Salvador

A Bahia vem se destacando no cenário turístico brasileiro. Que o estado nordestino tem potencial de sobra para atrair viajantes já é assunto batido, mas de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sistematizada pela SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia) e pela Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento), o crescimento também foi expresso em números. O volume de atividades do setor subiu 1,3% no acumulado de 2019 e registrou  a quarta maior variação do país em Receita Nominal, com taxa de 6,9%.

“Esta é uma importante atividade da economia da Bahia e o resultado positivo para o ano de 2019 reflete as políticas públicas assertivas do governo do estado para o setor. Para se ter uma ideia da sua magnitude, o turismo possui participação de 4% do Produto Interno Bruto da Bahia, cujas zonas turísticas contemplam 133 municípios”, destacou Walter Pinheiro, secretário do Planejamento.

Fausto Franco, secretário estadual do Turismo, destacou algumas iniciativas promovidas pela pasta no último ano, como a política de atração de voos, redução para 3% da alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação pelo governo e a promoção do destino e ferias nacionais e internacionais.

"O governo tem buscado ampliar a malha aérea, assim como o número de aeroportos em operação no interior, e apresenta a Bahia em eventos internacionais, divulgando seus principais destinos turísticos”, comentou.

Bahia: demandas

No ano passado, a Bahia registrou altos números de voos mensais internacionais regulares. O estado registrou 109 frequências, recorde na série histórica, iniciada em 2013. Frequências em um único mês também bateram recordes, com 104 em janeiro, e 33 em uma única semana, no período de 24 a 30 de dezembro, de acordo com informações do Setur-BA (Secretaria de Turismo do Estado da Bahia).

Um dos destinos mais procurados no Carnaval, Salvador espera receber 3 milhões de pessoas, sendo 854 mil turistas – 6,7% a mais do que o computado em 2019.

(*) Crédito da foto: Elói Corrêa/Governo do Estado da Bahia