A retomada das atividades turísticas já é realidade e está sendo sentida em todos os estados brasileiros. A Bahia aparece como um dos destaques neste retorno do setor, tendo registrado crescimento de 176,5% no segundo trimestre de 2021, quase o dobro do registrado para o país, de 89,8%, segundo dados divulgados ontem (24) pela Setur-BA (Secretaria Estadual de Turismo da Bahia) e pela SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia), autarquia vinculada à Seplan (Secretaria do Planejamento). Na capital, a hotelaria registrou, em outubro, sua sexta alta seguida.

Ainda de acordo com as informações das entidades, a receita nominal de serviço também teve resultado positivo, crescendo 164,2%, superando os 87,7% obtidos pelo Brasil.

“É muito bom ver a recuperação do turismo, segmento tão importante para a Bahia, que gera emprego e receita para o estado. Um crescimento expressivo, que reflete a retomada das atividades que estavam paralisadas por conta da pandemia da covid-19, mas também é resultado dos esforços do governo para dinamizar o setor”, avalia João Leão, vice-governador e secretário de Planejamento.

Bahia: fatores que contribuíram para o crescimento

Ainda segundo o relatório, a alta no turismo baiano foi impulsionada, principalmente, pelo aumento das receitas de empresas que atuam nos ramos do transporte aéreo, rodoviário, restaurantes, hotéis, locação de automóveis e serviços de bufê. No segundo trimestre, o fluxo de passageiros nos aeroportos do estado teve avanço de 729,1% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia, destacou as ações executadas pela pasta. “O resultado é reflexo do planejamento feito pela Setur-BA para a execução do plano de retomada Viva Turismo Bahia, com quatro eixos de atuação: biossegurança, promoção dos destinos baianos, infraestrutura e capacitação e qualificação de gestores públicos, empresários e profissionais do setor”, pontua.

No período, a taxa média de ocupação nos meios de hospedagem em Salvador foi de 31,6%, resultado superior aos 13,9% observados no mesmo período do ano passado. Segundo a SEI, o percentual deriva da melhora do desempenho da atividade hoteleira na cidade, proporcionada pela flexibilização das atividades econômicas.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Setur-BA