De Águas de Lindóia, São Paulo*

Depois do adiamento anunciado no início do ano, finalmente os agentes de viagens paulistas poderão aglomerar novamente – no bom sentido, é claro! Isso porque acaba de ser realizada a abertura oficial da 43ª edição da Aviesp Expo, que ocorre novamente em Águas de Lindóia (SP), a exemplo de 2019. Em 2021, Aviesp e Abav uniram forças para promover o encontro, que acaba amanhã (27), no Monte Real Resort.

Marcos Lucas, presidente da Aviesp e anfitrião do evento; Fernando Santos, presidente da Abav-SP; Walter Cavalheiro Filho, embaixador da Oktoberfest São Paulo; Ernani Assis, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Nomad; Rodrigo Ramos, representante da Setur-SP (Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo); Celso Guelfi, presidente da GTAAssist; Ana Magda Nassar, presidente da Abav Nacional, e Gilbertou Helou, prefeito de Águas de Lindóia, participaram da cerimônia de abertura.

Em sua fala, Lucas ressaltou a importância da volta do evento no formato presencial, marcando a retomada do turismo no estado, que enfrentou diversos desafios durante o período de restrições impostas pela pandemia. “Estamos chegando neste momento em outro patamar de representatividade das nossas entidades, com empresas se dedicando a garantir um ambiente de negócios cada vez mais favorável”, pontuou.

O presidente da associação paulista também mencionou a expectativa para a recuperação total do setor em 2022. “Hoje, temos aqui 96 expositores. Nós precisamos de produtos novos e inovação, e as entidades têm papel fundamental de ser uma ponte entre essas inovações e o trabalho de profissionais como os agentes de viagens, essenciais neste processo”, disse.

Aviesp Expo: parcerias e expectativas para retomada

Dando continuidade à cerimônia, Santos ressaltou a fala de Lucas sobre o período de retomada, que tem proporcionado um cenário otimista no setor. “Temos que ter resiliência e persistência, porque o pior já ficou para trás. Essa pandemia, de certa forma, estimulou que as entidades se reinventassem, e foi o que houve entre nós e a Abav-SP, que unimos forças para criar estratégias neste período de grandes expectativas”, destacou.

Aviesp Expo - Fernando_Santos

Santos: presidente da Abav-Sp destacou a parceria com Aviesp para realização do encontro

Ramos, por sua vez, reforçou o trabalho que tem sido realizado pela secretaria para fortalecer o potencial turístico do estado. “São Paulo nunca investiu tanto em promoção turística, tanto internamente, quanto no mercado internacional. Se não fosse a pandemia, o estado de São Paulo, com certeza, seria hoje o destino mais buscado do país. Temos atualmente dados que comprovam isso, mapeados pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo”, comentou.

“A crise traz a união. Esse trabalho foi feito por várias mãos. A retomada segura, os protocolos, tudo isso é fruto de um trabalho conjunto para que pudéssemos voltar a ter momentos como esse”, emendou o executivo.

Já Magda, durante sua fala, declarou que os agentes de viagens possuem papel vital no processo de retomada. “Nós temos que reforçar cada vez mais o agenciamento, que é o maior centro de distribuição de produto. Hoje, fala-se muito em vendas pela internet, mas o que temos que ter em mente é que nós somos a internet, é o nosso trabalho que está lá”, disse.

Ao fim da cerimônia de abertura da Aviesp Expo, Helou falou da importância de promover o potencial turístico da cidade na volta das atividades do setor e creditou o cenário otimista ao avanço da vacinação. “Tenho certeza de que vamos continuar fazendo mais eventos na nossa cidade, em conjunto com as instituições. Águas de Lindóia é uma cidade que tem muito a oferecer e possui grande importância não só para o estado de São Paulo, mas para o Brasil”, disse.

(*) A reportagem do Hotelier News viaja a Águas de Lindóia a convite da Aviesp

(**) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News