De Águas de Lindóia, São Paulo

WAM Hotéis investe em diversidade de atrações 

Grupo goiano atua em diferentes regiões do Brasil

Joici Souza

O Grupo WAM Hotéis, que abriu um resort em Gramado (RS) em parceria com a ABL Prime, também esteve presente na Aviesp Expo 2021, apresentando diversas novidades para a retomada do turismo. De acordo com Joici Souza, gerente de Vendas do grupo goiano, os investimentos em diversidade das atrações de lazer e entretenimento serão um diferencial da marca na retomada das atividades turísticas.

“Hoje, estamos presentes em sete destinos diferentes com 14 hotéis. Temos empreendimentos desde o all inclusive, de diversão para a família, no qual o cliente pode aproveitar toda a estrutura de lazer, com praia, parque aquático, água quente e piscinas, entre outras opções para atender à alta da demanda, proporcionada pela flexibilização das medidas restritivas”, destacou.

“Todos os nossos hotéis estão preparados para receber o cliente, utilizando todos os protocolos, inclusive nas festas de fim de ano, que terão atrações diferenciadas. Aliás, para o período, estamos prevendo uma ocupação bem alta, porque as pessoas estão cada vez mais interessadas em voltar a viajar”, completou.

Além disso, a executiva afirma que o segmento de multipropriedade terá papel fundamental na retomada. “Foi o ramo que mais cresceu durante a pandemia e nós estamos estudando a viabilização de diversos projetos neste modelo para 2022”, finalizou.


“A Paraíba está no auge”, avalia PBtur sobre retomada do turismo

Estado tem boas perspectivas para as festividades de fim de ano

No segundo dia da Aviesp Expo 2021, aberta ontem (27), a reportagem do Hotelier News conversou com diferentes destinos para entender o panorama geral da retomada do turismo. De acordo com Marcia Ribeiro Leite, representante da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), órgão do governo da Paraíba, o estado tem buscado realizar ações de fomento de recuperação da atividade turística desde julho, quando foram registrados os primeiros sinais de recuperação. Ela avalia que atualmente o estado está no auge em termos de demanda de turismo.

Aviesp Expo 2021 - Marcia_Ribeiro_Leite“Uma das nossas alternativas foi estar sempre na mídia, para ficar na memória das pessoas. Hoje, com a flexibilização, podemos retomar presencialmente e participar de todas as feiras, divulgando o destino e tendo uma excelente aceitação. O estado, principalmente a capital João Pessoa, atrai muitas pessoas, porque proporciona história, lazer, cultura e gastronomia. Além disso, os turistas também são atraídos pela qualidade de vida que nós proporcionamos, porque eles buscam tranquilidade nesta retomada, sem grandes aglomerações”, pontuou.

Ela afirmou ainda que o estado tem tido, em média, 80% de ocupação hoteleira. “Estamos crescendo aos poucos, pensando em estratégias e investimentos. Todos os anos estamos com hotéis novos, e sempre mantendo um padrão de ocupação. Além disso, o avanço da vacinação tem proporcionado maior segurança para que o turista volte a viajar. Por isso, nossa perspectiva para o final do ano é bastante positiva. Hoje, temos 99% da nossa população vacinada, pelo menos com a primeira dose”, ressaltou.

De acordo com levantamento realizado em setembro pela Decolar, os destinos do Nordeste, incluindo João Pessoa, aparecem entre os mais buscados pelos turistas para as festividades de fim de ano.


Paraná: estado aposta em ações de divulgação na retomada

As iniciativas têm sido desenvolvidas nas maiores cidades 

De acordo com André Poletti, representante da Paraná Turismo, órgão vinculado à Sedest (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo), o estado tem apostado em ações de marketing em várias cidades, como a capital Curitiba e Foz do Iguaçu. Segundo ele, várias regiões apresentam crescimento significativo das atividades turísticas.

André Poletti“Nós estamos com a campanha regional Paraná Para o Paranaense, voltada para o turismo interno, e a Paraná, seu próximo destino, que mira o turismo nacional. Estamos com uma atuação muito forte em todos os eventos até o final do ano e organizando atividades como recepções de agentes de viagens e operadores no estado. Cidades como Curitiba, Londrina, Cascavel, que estão entre os principais destinos mais procurados no estado, possuem estrutura hoteleira e, principalmente, segurança para receber visitantes. Foz do Iguaçu, por exemplo, está com uma procura muito grande para o Réveillon”, disse.

“Essas campanhas que estamos desenvolvendo envolvem participação em eventos, divulgação em massa nos meios de comunicação. Hoje, o perfil do público ainda é majoritariamente de lazer, mas o turismo de negócios já está retomando aos poucos, juntamente com os eventos. Desde setembro, já temos registrado sinais de recuperação. Nosso foco segue sendo a promoção da interação do turista com a natureza, como turismo ecológico, de aventura e rural, garantindo uma boa participação no desenvolvimento sustentável do estado”, finalizou Poletti.


“Turismo de negócios é o forte da cidade”, afirma secretário de Turismo de Parauapebas (PA)

Cidade recebe empresas de vários setores

Presente no segundo dia da Aviesp Expo, Rodrigo Mota, secretário de Turismo de Parauapebas (PA), falou sobre as expectativas do destino para a retomada do turismo. Na ocasião, ele ressaltou que a cidade, que sedia grandes projetos de mineração, continua se destacando no turismo de negócios, que responde pela maior parte da ocupação hoteleira da cidade.

“Nós temos mais de 92 hotéis e mais de 3 mil leitos. Como nossa cidade trabalha com mineração, o turismo de negócios é o segmento que mais se destaca e realmente muito da nossa ocupação se deve a isso”, disse.

Além disso, Mota ressaltou que a cidade também tem desenvolvido ações no sentido de estimular o ecoturismo. “Nós temos uma área de 1,2 milhão de hectares de proteção ambiental. Então, as pessoas gostam muito de atividades ligadas à natureza. Parauapebas é uma das sete cidades do Brasil com maior quantidade de pássaros, ou seja, o birdwatching também é uma tendência que cresce significativamente”, pontuou.


Hotel Fazenda Bela Vista oferece atrações para a família

Empreendimento esteve na Aviesp Expo 2021 e aposta no clima do campo como ferramenta de fidelização

Nomeado recentemente como gerente geral do Hotel Fazenda Bela Vista, Ronaldo Duarte afirmou que o empreendimento de Dourado (SP) tem buscado diferentes atrações para atender às pessoas que buscam qualidade de vida e interação com a natureza.

“Nós somos um hotel fazenda puro, ou seja, buscamos promover a maior interação e reconexão das famílias com o campo. Temos opções para pessoas que gostam de cavalgar, com cinto rotas diferentes de passeios. Além disso, também nos destacamos no birdwatching, com diversas espécies de pássaros para apreciação”, declarou.

“Além disso, temos uma estrutura com piscina, salão de jogos e sauna a lenha, entre outras atrações. É um lugar para relaxar e descansar mesmo. Em relação a projetos futuros, estamos terminando uma cave de vinhos, temos a Casa do Biscoito, onde oferecemos o chá da tarde e, não menos importante, também estamos reformando a tulha de café, já que o hotel foi uma fazenda de cultivo do grão em outras épocas. Então, tem toda uma questão histórica neste sentido. Com isso, planejamos fidelizar quem já conhece o hotel e conquistar quem ainda não teve a oportunidade de nos visitar”, finalizou.

Para as festas de fim de ano, Duarte afirma que a propriedade já está com lotação esgotada.


BestBuy se reposiciona e mira hotelaria nacional

Empresa fez reestruturação durante a pandemia

De acordo com Fernando Gimenez, porta-voz da BestBuy Hotel, a empresa fez reposicionamento de marca durante a pandemia, vendo na hotelaria nacional uma grande oportunidade de crescimento, visto que no período anterior à crise sanitária, a hotelaria internacional respondia por 90% das operações da empresa.

Aviesp Expo - Fernando_Gimenez“Hoje, estamos vendo quais os destinos que estão abrindo, buscando oportunidades na hotelaria nacional, que não era nossa principal atuação na pré-pandemia. Durante a crise, viramos esta chave e nos tornamos muito fortes na hotelaria nacional”, afirmou.

“Essa mudança, em termos de produto, é reflexo das restrições ao turismo internacional. Nós sabíamos que o doméstico retornaria primeiro, principalmente na parte de lazer, com resorts em destinos como o Nordeste em  destaque. Também estamos trabalhando com diversos players do corporativo e isso também faz parte do nosso reposicionamento, visto que nosso produto era majoritariamente de lazer”, finalizou Gimenez.


“É uma sensação de dever cumprido”, diz presidente da Aviesp em coletiva de encerramento

Entidades organizadoras avaliaram números do evento

A Aviesp Expo 2021, que ocorreu após ser remarcado cinco vezes seguidas devido à pandemia, foi encerrado com coletiva de imprensa com Marcos Lucas, presidente da Aviesp, e Fernando Santos, presidente da Abav SP. O momento foi marcado por homenagens aos profissionais, principalmente agentes de viagens.

Para Lucas, os dois dias de feira traduziram a essência do tema Reencontro, escolhido para o evento. “Estou indo para casa cheio de felicidade. Foi uma sensação de dever cumprido, porque tínhamos o compromisso de entregar um evento que garantisse a segurança dos expositores. Acabo meu mandato no dia 31 de outubro e estou completamente satisfeito”, completou.

Aviesp Expo 2021: balanço

O evento recebeu visitantes de 21 cidades e sete roteiros de caravanas. “Nós tivemos 3917 participantes nós dois dias, o que representa crescimento de 2,5% em relação à edição de 2019, o que é muito positivo para nós”, revelou Lucas durante avaliação dos dois dias da Aviesp.

Marcos Lucas

A feira recebeu 96 estandes de 156 marcas, divididas em três pavilhões distintos. No total foram quase 4 mil visitantes, exatos 3.917, segundo a organização da feira. “Foi realmente fora do comum. Fizemos essa proposta do tema Reencontro e foi justamente isso que aconteceu”, brincou Santos. Ele pontuou ainda que a continuidade do evento será avaliada pelas duas entidades.

“Se a Aviesp Expo continuar, certamente permanecerá em Águas de Lindóia (SP). Saio daqui com a certeza de que teremos uma retomada brilhante do turismo”, finalizou.

(*) A reportagem do Hotelier News viaja a Águas de Lindóia a convite da Aviesp 

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier NewsA