Visando neutralizar a emissão de carbono de todos os hotéis administrados, a Atrio Hotel Management entrou no Programa Selo Neutro de Carbono. A operadora uniu forças com o IBND (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza) em busca de reduzir os impactos ambientais de suas operações.

“O nosso negócio está muito ligado às diretrizes climáticas da ONU. Temos que reconhecer que nossa atividade gera impacto ambiental e que precisamos trabalhar para diminuí-lo, em linha com a sustentabilidade do negócio e do setor, além de integrar, de forma efetiva e objetiva, a pauta do turismo responsável que é de todos nós”, diz Beto Caputo, presidente da empresa.

Segundo Rogério Iório, presidente do IBND, a questão climática é um assunto que precisa ser debatida agora. “Os projetos de Neutralização de Carbono do IBDN têm como objetivo colaborar com as empresas interessadas em diminuir seus impactos no planeta e ainda viabilizar a recuperação de áreas degradadas em parques e reservas, através do plantio de árvores nativas”, declara.

O diretor Regional de Operações da Atrio, Rui Medeiros, afirma que o projeto tem como objetivo engajar hóspedes e funcionários dos empreendimentos. “Vamos partir de um plano macro e olhar o micro. Mas iniciativas como economia de água, diminuição do uso de plástico, separação do lixo, por exemplo, serão comuns a todos os nossos hotéis”.

A administradora também conta com uma área de reflorestamento como forma de compensar as emissões de carbono. As mudas correspondem ao cálculo de um ano de operações para equilibrar os impactos.

Unidades pioneiras

Os primeiros hotéis gerenciados pela Atrio a receberem o Selo Neutro de Carbono são o ibis Santos Valongo e Novotel Santos Gonzaga — ambos localizados na cidade de Santos — no litoral paulista. No total, as duas unidades geraram mais de 100 toneladas de carbono e, para compensar as emissões, 569 árvores serão plantadas até setembro deste ano.

“Nós poderíamos ter comprado crédito de carbono, mas a opção de reflorestar áreas degradadas é muito mais palpável. Todos vão poder visualizar a iniciativa”, destaca Fábio Bernardi, gerente do ibis Santos Valongo.

Entre as ações implementadas nos empreendimentos estão a economia de luz, com aparelhos de ar condicionado mais eficientes, luzes com temporizador e uso racional dos elevadores. Também foi incentivado o uso de bicicleta pelos funcionários e a conscientização dos hóspedes em relação aos abusos. “De grão em grão as pequenas conquistas diminuem as emissões dos hotéis”, destaca Iório.

Fontes limpas de energia

Dos mais de 70 hotéis administrados pela Atrio, 38 recebem energia de fontes limpas (solar, eólica, geotérmica, maremotriz, de biomassa e hidráulica). Outras oito unidades estão em fase de migração para o sistema mais verde. Além de reduzir as emissões de carbono, a energia limpa gerou, desde 2017, uma economia de R$ 3,8 milhões.

“A preocupação com o meio ambiente está no DNA da Atrio e todas nossas ações respeitam as políticas e normas ambientais. Cuidar do planeta e ainda gerar economia para o negócio, é uma combinação perfeita”, finaliza César Nunes, vice-presidente de Vendas e Marketing da operadora.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor