Beto Caputo, da Atrio HotéisBeto Caputo: acordo acrescenta 1,9 mil quartos ao portfólio da Atrio Hotéis e da AccorHotels

Em negociação que vinha sendo costurada há um ano, a Atrio Hotéis assumirá a gestão de 16 propriedades da HSI (Hemisfério Sul Investimentos). Com o acordo, anunciado hoje (27), os empreendimentos da marca Arco e Zii passarão por processo de rebranding para adequação aos padrões da bandeira Ibis Styles, da AccorHotels.

Com o negócio, a rede francesa acrescenta mais 1,9 mil apartamentos ao seu portfólio na América do Sul. Mais ainda, a AccorHotels faz a estreia em nove cidades: Alagoinhas (BA), Bauru (SP), Boa Vista (RO), Franca (SP), Maracanaú (CE), Palmas (TO), Parauapebas (PA), Pouso Alegre (MG) e Rondonópolis (MT). Já a Atrio Hotéis, com incorporação das 16 propriedades da HSI, passa a contar com 49 unidades administradas sob marcas ibis budget, ibis, ibis styles e Novotel, da AccorHotels.

"A Atrio traz um modelo de negócios único aos projetos. Ele associa uma marca hoteleira internacional a um sistema de gestão focado no retorno para o investidor e a manutenção do seu patrimônio", observa Beto Caputo, CEO da Atrio, acrescentando que a empresa tem ainda quatro aberturas previstas de marcas AccorHotels neste semestre. “Teremos, portanto, 53 unidades de marcas da rede francesa, totalizando 6.605 quartos, em 41 cidades de 12 estados”, complementou. 

Patrick Mendes, CEO da AccorHotels na América do Sul, celebrou o acordo e destacou que a marca ibis Styles quase duplicará sua presença no Brasil, totalizando a 40 unidades. “Com isso, ultrapassaremos a marca de 350 hotéis na região, seguindo fortemente nossa estratégia de ter 500 hotéis até 2020”, explica. “Estudamos o mercado em busca das melhores alternativas para potencializar a rentabilidade da nossa plataforma de hotéis", acrescentou Maximo Lima, sócio-fundador da HSI, em referência ao acordo.

Átrio: trajetória no Brasil

Em entrevista ao Hotelier News, Caputo contou um pouco sobre a trajetória da empresa. Com 30 anos de atuação, a Atrio iniciou suas operações como incorporadora e administradora hoteleira, sempre atuando no imobiliário e operação com marcas internacionais. "Construir e reter uma parte dos ativos para a operação era o nosso modo de trabalhar. Com o tempo, separamos o braço imobiliário e passamos a fazer a operação em um modelo que é tendência no mundo inteiro", revela Caputo. 

O crescimento e a consolidação se deu com a associação com a marca ibis, da AccorHotels. Com o passar dos anos, o número de unidades geridas aumentou. Com a adição dos 16 hotéis da HSI, cresce em escala. "Entendemos o acordo como parte de um processo de consolidação no mercado”, comentou Caputo. “A questão de operação hoteleira é muito dependente de escala. Não vale a pena você ter, nos dias de hoje, uma operadora para poucos hotéis. Então, a adição de 16 hotéis é muito importante para a Atrio. Também ressalto a entrada, por meio do acordo, em uma série de novos mercados", completa.

Rebranding das unidades

Caputo explica que o processo de rebranding deve ser feito de início nas unidades que operavam sob a marca Zii Hotel. "Estes exigem menor investimento por serem novos e terem concepção aproximada dos padrões da marca ibis Styles”, revelou. “Já os hotéis da Arco, no interior de São Paulo, passarão por um processo de adaptação mais robusto”, acrescentou. 

Segundo o executivo, a conclusão de todo processo de rebranding deve ser até o segundo semestre de 2019. Além disso, assegurou Caputo, as equipes dos hotéis devem permanecer as mesmas. “O pessoal receberá treinamento promovido pela AccorHotels e pela Atrio, no sentido de inserir no seu dia a dia o espírito da marca ibis Styles", finalizou.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Atrio Hotéis

(*) Crédito da capa: Hotelier News