Com 97% dos empreendimentos operando normalmente, a Atlantica Hospitality International busca níveis ainda maiores de consolidação no Brasil. Ao todo, são 136 hotéis e, até o final de 2021, a rede garante a adição de mais 12 ao portfólio, chegando a quase 150 unidades. Apenas quatro propriedades estão com funcionamento suspenso, sendo três em renovação e um em retrofit.

Em entrevista a reportagem do Hotelier News, Eduardo Giestas, CEO da Atlantica Hospitality, explicou o objetivo por trás do foco total no país. “O Brasil possui muito potencial a ser explorado na hotelaria, maior até que outros países. É por isso que priorizar a expansão contínua de nossas marcas aqui faz tanto sentido”, diz.

Além disso, o executivo cita que pensar na operação em outros países seria desviar do planejamento da companhia. A prova de que as atenções da Atlantica Hospitality estão no Brasil é a recente parceria com a Bristol. O grupo soma sete operações em andamento, visando fechar o ano com 10.

Dentro da iniciativa, Giestas salienta o desenvolvimento da marca Go Inn, a qual pretende adicionar a mais 25 empreendimentos em 2022. Dos hotéis Bristol incorporados, por exemplo, cinco já operam sob a bandeira própria da rede. “É nossa marca budget e queremos popularizá-la mais no mercado hoteleiro”, acrescenta.

Consolidação

O fortalecimento das operações brasileiras da Atlantica Hospitality é acompanhada de estratégias pré-estabelecidas. De acordo com Giestas, três diretrizes norteiam e pavimentam os caminhos de expansão da rede: lançamentos (novas marcas e hotéis), aposta em mercados secundários (com franquias e a bandeira Go Inn) e, por fim, manter o forte movimento de hotéis convertidos.

“No caso do último tópico, vale ressaltar que a crise atual também serviu de ‘empurrão’. Os hotéis independentes tiveram dificuldades com a operação em meio a pandemia e a Atlantica Hospitality soube aproveitar oportunidades que se encaixavam em nosso formato”, afirma.

O CEO complementa ao dizer que outro ponto positivo à consolidação da rede está na área de desenvolvimento. O setor, segundo ele, se manteve ativo e motivando a companhia a investir no Brasil a médio e longo prazo.

Atlantica Hospitality

Giestas: hotéis do Nordeste estão com bons resultados por conta do lazer

Atlantica Hospitality em 2022

O ano passa da metade e companhias de todos os setores preparam-se para a retomada que se avizinha. O que fazer para 2022 ser diferente de um 2020 desastroso e 2021 ainda insuficiente para recuperar parte das perdas? A Atlantica Hospitality, na visão de Giestas, terá um trabalho árduo no que diz respeito a recuperação da diária média.

“A diária média será o mais difícil de conquistar e deve retomar padrões de 2019 a longo prazo. Por outro lado, a expectativa para ocupação é que se estabilize no lazer e, aos poucos, no segmento corporativo. O RevPar deve alcançar níveis pré-pandemia durante o primeiro semestre de 2022”, pontua.

Segundo o executivo, o trabalho da Atlantica nos próximos meses se voltará a recuperação dos caixas dos hotéis, bem como trabalhar a manutenção tarifária.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Atlantica Hospitality International