Após maio apresentar números melhores, a atividade turística teve o segundo período seguido de crescimento em São Paulo. Frente o mês anterior, o turismo aumento 11,2%, indicando movimentação de 53,6%.

Em relação ao mesmo período de 2020, o resultado de junho foi 74,2% maior, mas vale lembrar que o momento de restrições para conter a Covid-19 era mais crítico. É por isso que, de acordo com o levantamento, ainda existe um caminho a ser seguido para a retomada plena e  segura.

Apesar do discurso moderado, contudo, a FecomercioSP vê como consolidada a tendência de recuperação do turismo na capital paulista. Dentre as razões, o estudo cita a maior previsibilidade dos cenários futuros e a escalada da vacinação.

Para Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, o levantamento reforça ainda mais a relação direta entre recuperação do turismo e as notícias do avanço da vacinação e a segurança para realizar viagens com diferentes motivações.

“Mesmo que as atividades do turismo de negócios estejam muito reduzidas, houve interesse nos segmentos de lazer, compras e visitas a amigos e parentes. Estes fatores tendem a se reforçar nos próximos três meses”, avalia.

Atividade turística: outros dados

Entre as variáveis que compõem o índice, o faturamento das empresas foi a que se destacou, crescendo 32,1%. Na sequência a hotelaria, com aumento de 23,2% na taxa de ocupação. Em junho, a taxa média na capital ficou em quase 40%, bem acima do 32% de maio e do 11,8% do mesmo período do ano passado.

Já a movimentação de passageiros nas rodoviárias e nos aeroportos cresceu, 1,6% e 15,4%, respectivamente. Por fim, a variável emprego apresentou resultado praticamente estável, com crescimento de 0,3%.

Nos dados do faturamento das empresas fazem parte setores como eventos, meios de hospedagem, agência e operadoras turísticas, que estão retomando gradualmente as atividades após um período curto de restrições – e já trabalham com vendas efetivas para o segundo semestre, uma vez que há o avanço da vacinação e o fim das restrições a partir de agosto, definido pelo governo estadual.

(*) Crédito da foto: Vinicius Pimenta/Pexels